Percorrendo trilhas, reescrevendo traçados: experiências de Pesquisa em Educação

Autores

  • Regina Célia do Couto Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v18n20art03

Palavras-chave:

Culturas, Multiculturalismo, Formação docente

Resumo

Resumo: O intuito desse artigo é corroborar com as discussões no campo da pesquisa em educação. Apresento alguns estudos sobre as culturas realizados por mim enquanto formadora de professores e pesquisadora. Focalizo três momentos: primeiramente apresento observações que advém do meu contexto familiar e minha vivência como professora da educação básica. Exponho como a temática das culturas passa a se constituir como campo de indagações. Em seguida, trago a pesquisa de Mestrado que priorizou compreender as relações entre cultura e multiculturalismo. No terceiro, compartilho minha experiência no doutorado focalizando as diferentes culturas na região de fronteira do Brasil com o Uruguai. Esses estudos representaram possibilidades e desafios para que se enfrente discursos hegemônicos e se reconstrua no contexto da formação docente, perspectivas mais democráticas e inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDAU, Vera Maria F. (Org.) Pluralismo cultural, cotidiano escolar e formação de professores. In: CANDAU, Vera Maria F. Magistério: construção cotidiana. 3 ed. Petrópolis –RJ: Vozes, 1999. p. 237-250.

CANEN, Ana & MOREIRA, Antônio Flávio B. (Orgs.) Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. In.: CANEN, Ana & MOREIRA, A. F. B. Ênfases e Omissões no Currículo. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001. p. 15-44.

COUTO, Regina C. Formação de professores/as de história e multiculturalismo: experiências, saberes e práticas de formadores/as/. Uberlândia, 2004. 154f.

COUTO, R. C. O currículo como produtor de identidade e diferença: efeitos na fronteira Brasil-Uruguai. Tese de Doutorado. Pelotas, 2012. 204f.

HALL, S. The work of representation. In: HALL S. Representation: Cultural Representations and signifying Practices. London: Sage, 1997a. p. 13-74

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOMÉ, J. Multiculturalismo anti-racista. Tradução João Peraskeva e Isabel Costa. Porto: Profedições. 2008. 178p.

SANTOMÉ, J. La Justicia curricular: el caballo de Troya de la cultura escolar. Madrid: Ediciones Morata, 2011. 311 p.

SILVA, Tomas T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 156p.

Arquivos adicionais

Publicado

29.09.2023