Os discursos e desafios na formação e construção da identidade docente: foco na docência universitária

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as questões que permeiam os discursos que centralizam-se na problemática da identidade e prática pedagógica e na formação de professores, bem como o desenvolvimento profissional docente. Entendemos que, ao refletirmos sobre essas questões referentes à docência, precisamos fazê-lo a partir de múltiplos condicionantes como as políticas públicas de formação, a construção da identidade docente e o seu desenvolvimento profissional; devendo essas questões serem consideradas em suas múltiplas dimensões e especificidades. Assim, empreendemos uma pesquisa bibliográfica, embasada em autores que estudam a temática referenciada. Os conceitos utilizados nesse estudo se enquadram em uma visão contemporânea da profissionalização da docência universitária, tomando-a em um sistema discursivo, sendo considerada como atividade social, que proporciona ação e interação entre os sujeitos em um determinado contrato social de comunicação e num contexto sócio histórico dialético.

Palavras-chave: Docência. Identidade docente. Formação e desenvolvimento docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

CANÁRIO, Rui. A escola e a abordagem comparada: novas realidades e novos olhares. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 1, p. 27-36, 2006.

CANÁRIO, Rui. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: CONFERÊNCIA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE E PARA A EQUIDADE DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, 2007, Lisboa. Anais. Lisboa: Conselho da União Europeia, 2007, p. 133-148.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Tradução de Sandra Loguercio. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 23 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

LESSARD, Claude. Políticas educativas: a aplicação na prática. Tradução de Stephania Matousek. Petrópolis: Vozes, 2016.

MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista Ciência da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

NÓVOA, Antonio. O regresso dos professores. In: CONFERÊNCIA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE E PARA A EQUIDADE DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, 2007, Lisboa. Anais. Lisboa: Conselho da União Europeia, 2007, p. 21-28.

Arquivos adicionais

Publicado

16.11.2019

Edição

Seção

Artigos