Os desafios da formação e dos saberes docentes de professores: processo de escolha dos Livros Didáticos de Matemática

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Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa em andamento no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE), sobre qual busca investigar a possível influência dos Guias do Livro Didático do Programa Nacional do Livro Didático no momento da escolha do Livro Didático por parte dos docentes de Matemática da Educação Básica, mais especificamente dos anos finais do Ensino Fundamental. É importante considerar os saberes que os docentes trazem ao longo de sua formação que contribuirá na escolha do instrumento didático pedagógico trabalhado nas aulas. A metodologia empregada na pesquisa terá uma abordagem qualitativa a partir das observações e entrevistas realizadas com os docentes que participaram do processo de escolha do Livro Didático, para analisar os dados utilizaremos a Análise de Conteúdo. Ao concluir este trabalho, acredita-se na importância do mesmo para o desenvolvimento de outros estudos e pesquisas que venham a dar suporte à problemática elencada, contribuindo com a formação dos docentes de Matemática e os saberes necessários para à organização do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Formação docente. Saberes docente. Profissionalização docente. PNLD. Livro Didático.

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20.12.2016

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