Múltiplas Vozes e Múltiplos Sentidos do Pertencimento Étnico: estudo de remanescentes indígenas Kiriris e Payayás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v14n16a10

Palavras-chave:

Dialogia, Identidade Étnica, Remanescentes Indígenas

Resumo

Apresentamos nesse artigo aspectos epistemológicos que contribuem para análise da constituição da identidade étnica de um dos grupos humanos que compõe a diversidade dos remanescentes dos povos indígenas Kiriris e Payayás, no distrito de Missão do Sahy, em Senhor do Bonfim, Bahia.  Metodologicamente nos valemos da história oral para nos aproximarmos dos processos constitutivos dos remanescentes indígenas e, consequentemente, contribuirmos para o fortalecimento cultural dos ascendentes dos Kiriris e Payayás que ali residem. Os resultados nos apontam que, por meio de uma ação dialógica, foi possível contribuir com o processo de construção da identidade étnica dos sujeitos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Damiana Almeida dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Pedagoga, com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atuou na Pró-Reitoria de Graduação, coordenando o Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (NUFORDES) e presidindo o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério a Educação Básica. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da UFRB/Cetens. Anteriormente atuou como docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus de Senhor do Bonfim/BA, quando exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Foi docente da Faculdade Maria Milza (FAMAM) e atuou em instituições de educação básica. Suas pesquisas perpassam pela constituição dos processos identitários de comunidades indígenas, quilombola e campesinas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Culturas e Identidades, Culturas de Infâncias e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui livro e artigos publicados de sua autoria e em coautoria.

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Pedagogia (1996) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Na mesma instituição realizou sua Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Educação (2006). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceira com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Faculdade Maria Milza (FAMAM), nesta última foi coordenador do curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve atividades docentes/investigativas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), sendo professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso através do qual foi coordenador do subprojeto Tecendo Saberes e Constituindo a Docência no Contexto do Campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE CAPES/MEC). Como membro do Núcleo de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB orientou e compôs bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, também vem participando dos eventos organizados pelo Núcleo e por outras instituições que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo. Dentre as áreas de atuação docente e de pesquisa a Educação Especial Inclusiva aparece com certo destaque, pois, ministra componente curricular e desenvolve a pesquisa de doutorado nessa área. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB), através do qual foi indicado para uma Missão de Estudo (Março a Setembro de 2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

Referências

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997a.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997b.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São Paulo: Brasiliense: EDUSP, 1986.

DA PAZ, Maria Glória. Histórias e educação de mulheres remanescentes de Missão do Sahy. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Natal: 2009.

DA PAZ, Maria Glória. Colégio Estadual de Missão do Sahy: os olhares de uma escola sobre um antigo aldeamento. Dissertação de Mestrado. Universidade de Québec. Canadá, Chicoutimi, 2004.

DA PAZ, Maria da. PAIVA, Marlúcia Menezes. Memórias e Práticas Religiosas de Senhoras Remanescentes de Missão do Sahy, no Piemonte da Chapada Norte da Diamantina, Bahia, Brasil. In: VII Congresso LUSO-BRASILEIRO de História da Educação. 2008.

DOURADO, Maria das Neves A. Currículo, narrativas e oralidade: A história de vida de D. Terezinha e as contribuições para o currículo da Escola Municipal Antônio Bastos de Miranda – Missão do Sahy. Monografia (Curso de Pedagogia). Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus VII), 2008.

FREITAS, Edith Alves de A.; SILVA, José Freitas da. História da Freguesia Velha de Santo Antônio – Campo Formoso. 1997

FREITAS, José. A serra resplandecente. Campo Formoso: Gráfica JMA, 2001.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra: ideias centrais para o debate. In: I Fórum Internacional sobre Ecopedagogia. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto – Portugal - 24 a 26 de março de 2000.

GONÇALVES. Esmeraldo Lopes. Opara – Formação Histórica e Social do Submédio São Francisco. Juazeiro:[s.e], 1997.

GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 3ª Edição, 1981.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 2ª ed. Rio de Janeiros; Civilização Brasileira, 1978.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10ª edição. Rio de Janeiro: DP& A editora, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: ED UFMG, 2003.

IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - 7ª Superintendência Regional. Informação Técnica 043/2008: Vistoria em Missão de Nossa Senhora das Neves do Sahy – Senhor do Bonfim, BA, 2008.

MACEDO, Roberto Sidnei. A Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial nas Ciências Humanas e na Educação. 2ª Ed. – Salvador: EDUFBA, 2004.

MACHADO, Paulo Batista. Notícias e saudades da Villa Nova da Rainha, aliás, Senhor do Bonfim. Salvador: EDUNEB, 2007.

MARX, Karl. Para a Crítica da Economia Política: Salário, Preço e lucro, o rendimento e suas Fontes. Tradução de Edgar Malagod. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Hucitec, 1999.

MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 2ª. edição. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1999.

MONTAGNER, Delvair. Construção da etnia Náwa. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.4, n.1, p. 33-108, jul. 2007.

OLIVEIRA, João Assis Silva. História de mulheres professoras: A História de Vida e Formação de Dona Vanda. (2012). Monografia (Curso de Pedagogia). Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus VII).

PARAISO, Maria Hilda Baqueiro. Identidade étnica dos Xakriabá: laudo antropológico. Brasília: FUNAI, 1987.

SANTOS, Tatiane Patrícia da S. & GONÇALVES, Valéria Macedo. Educação familiar: os valores transmitidos para as crianças remanescentes indígenas da comunidade de aldeinha de Missão do Sahy, Bahia. Vitória, ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação – VI CBHE, 2011.

SANTOS. Celmar Osório de M. S. dos. O Índio no imaginário de crianças de um povoado remanescente de antiga missão franciscana. Monografia (Curso de Pedagogia). Universidade do Estado da Bahia, (UNEB, Campus VII), 2007.

SILVA, Lourenço Pereira da. Memória histórica e geográfica sobre a comarca do Bonfim. Bahia: Lito-Tipografia Reis & Cia, 1915.

VYGOTSKY, L. S. “Concrete Human Psychology”. Soviet Psychology. XXII, vol. 2. Tradução de A.A. Puzirei. 1989.

Arquivos adicionais

Publicado

11.08.2021

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares