A importância da rigorosidade formativa e da metodologia ativa no processo de constituição humana

Autores

DOI:

10.46551/ees.v20n22art07

Palavras-chave:

Educação, Práxis Pedagógica, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente ensaio pretende apontar caminhos educacionais que possibilitem aos professores e aos estudantes reflexão e ação transformadora tanto na dinâmica educativa quanto nas sociedades. Tem-se como problema de investigação: Qual o papel da rigorosidade formativa para a formação humana? Qual o sentido da metodologia ativa como perspectiva de inovação e formação autêntica dos sujeitos? É possível tratar de rigorosidade formativa através da metodologia ativa? O objetivo da pesquisa consiste em analisar o papel do espaço educativo e seu potencial no desenvolvimento de processos promotores de reflexão, criatividade e inovação. Realiza-se metodologicamente uma revisão de literatura com o intuito de abrir horizontes investigativos sobre as perspectivas educativas da atualidade. Compreende-se que a rigorosidade é essencial no processo de ensino e aprendizagem, podendo ser potencializada a partir da metodologia ativa, que coloca o estudante como agente ativo na construção de conhecimento e, propriamente no desenvolvimento da sua condição humana no mundo.

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Biografia do Autor

Volnei Fortuna, Universidade La Salle Canoas - RS

Graduado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Pós-Graduado em Educação, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, realizada pelo IFIBE,
em parceria com a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e Associação Cultural de Mulheres Negras de Passo Fundo (ACMUN). Formação Pedagógica de
Docente para a Educação Básica e Profissional, realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Canoas
(UNILASALLE). Participou do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental do município de Passo Fundo. Foi educador do
IFRS Campus Sertão. Atuou como Coordenador de Projeto da Associação das Entidades do Projeto TransformAção. Foi professor da Pós-graduação Paulo Freire e a
Pedagogia da Libertação (CENSUPEG) e Coordenador Pedagógico do Colégio Salvatoriano Bom Conselho. Autor do livro Epistemologia, ética e práxis pedagógica
em Paulo Freire.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas - RS

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI -Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (2020),Especialização em Psicopedagogia Institucional (2011), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade deTecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente do curso de Pedagogia, coordenadora e pesquisadorapermanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na Educação Básica,Ensino Técnico e de Idiomas, com ênfase na formação docente. Linha de pesquisa: Formação de Professores,Teorias e Práticas Educativas, atuando principalmente nos temas: formação docente, aprendizagem,protagonismo estudantil, autonomia, processos educativos, gestão e participação democrática, currículodisruptivo e políticas públicas educacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentescontextos - Unilasalle. Membro do Conselho Científico de Pesquisa e Extensão (CCPE) da Unilasalle. Membro doConselho Municipal de Educação do município de Canoas, RS (2019-2023). Tradutora da RIFP (RevistaInternacional de Formação de Professores), membro dos conselhos editorial das Edições Hipótese, RevistaVivências e Revista de Educação da ANEC. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro Educação eFormação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades,lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais einternacionais, e capítulos de livros.

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Arquivos adicionais

Publicado

02.11.2024

Como Citar

FORTUNA, V.; SUSANA JUNG, H. A importância da rigorosidade formativa e da metodologia ativa no processo de constituição humana. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–17, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art07. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7123. Acesso em: 12 dez. 2024.