Reflexões Sobre o Impacto Social da e na formação de professores

Autores

  • André Silva Martins Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v18n20art01

Palavras-chave:

formação docente, universidade, sociedade, relações de poder

Resumo

Resumo: O ensaio aborda a relação entre formação docente e sociedade como expressão específica do nexo político entre universidade e sociedade. Referenciado na lógica dialética e fundamentado nos conceitos de política e de relações de poder de Antonio Gramsci, defendemos que a problemática formação docente e impacto social pode ser analisada como produto das relações de poder presentes na sociedade e na universidade. Nessa linha, analisamos a especificidade da universidade contemporânea e seu nexo com sociedade de classes. Em seguida, abordamos as tensões que constituem a formação docente na realidade brasileira elegendo alguns exemplos. Como conclusão, assinalamos que o impacto social da e na formação docente pode ser mediada pela democracia e pela defesa do direito social como elementos de construção de uma sociedade emancipada. Além disso, situamos a relevância da pesquisa na formação docente para o processo de mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Fernando de et. al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova de 1932. In: Manifestos dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Congresso Nacional, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se. Brasilia, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 19, de 20 de janeiro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2021. Brasília, 2022.

BARRETO, Raquel Goulart; LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior "emerge" terciária. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 39, p. 423-436, set./dez. 2008.

CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

CHAUÍ, Marilena. A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 03, p. 03-08, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Escritos Sobre a Universidade. São Paulo: UNESP, 2001.

CHAUÍ, Marilena. Democracia e a educação como direito. In: LIMA, Idalice Ribeiro Silva; OLIVEIRA, Régia Cristina. A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre, Zouk, 2021.

ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. Trabalho Necessário, Niterói, v. 4, n. 4, 2006, p.1-9.

FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Expressão Popular, 2020.

______. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahah, 1975.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1984.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.

GERMANO, José Willington. Estado Militar e Educação no Brasil 1964-1985. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol.1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedito Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

Gramsci, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol.3. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

HORTA, José Silvério Baía. O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945). Campinas: Autores Associados, 2022.

LIMA, Kátia Regina de Souza. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 86-94, jan./jun. 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, p. 13-28, 2012.

MANCEBO, Deise; MAUÉS, Olgaíses; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Crise e reforma do Estado e da Universidade Brasileira: implicações para o trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 37-53, 2006.

MARINI, Rui Mauro. Dialética da dependência. In: TRASPADINI, Roberta; STEDILE, João. (org.). Ruy Mauro Marini: Vida e Obra. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

MARTINS, André Silva. A direita para o social: a educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: UFJF, 2009.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2015.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis Silva; FARGONI, Everton Henrique Eleutério. Future-se: o ultimato na universidade estatal brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p.1-17, 2020.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.

Arquivos adicionais

Publicado

29.09.2023