Reflexões Sobre o Impacto Social da e na formação de professores

Autores

  • André Silva Martins Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

10.46551/ees.v18n20art01

Palavras-chave:

formação docente, universidade, sociedade, relações de poder

Resumo

Resumo: O ensaio aborda a relação entre formação docente e sociedade como expressão específica do nexo político entre universidade e sociedade. Referenciado na lógica dialética e fundamentado nos conceitos de política e de relações de poder de Antonio Gramsci, defendemos que a problemática formação docente e impacto social pode ser analisada como produto das relações de poder presentes na sociedade e na universidade. Nessa linha, analisamos a especificidade da universidade contemporânea e seu nexo com sociedade de classes. Em seguida, abordamos as tensões que constituem a formação docente na realidade brasileira elegendo alguns exemplos. Como conclusão, assinalamos que o impacto social da e na formação docente pode ser mediada pela democracia e pela defesa do direito social como elementos de construção de uma sociedade emancipada. Além disso, situamos a relevância da pesquisa na formação docente para o processo de mudança.

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Publicado

29.09.2023

Como Citar

MARTINS, A. S. Reflexões Sobre o Impacto Social da e na formação de professores . Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–16, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7040. Acesso em: 10 dez. 2024.