A formação pedagógica dos docentes bacharéis: proposição da formação continuada em um instituto federal de Minas Gerais

Autores

Resumo

O presente artigo é parte integrante de uma pesquisa de doutorado em curso, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, já aprovada pelo Comitê de Ética da referida instituição, cujo objetivo é analisar as políticas de formação continuada propostas por um instituto federal no Estado de Minas Gerais, no marco de dez anos de existência dos institutos federais (IF), considerando a conjuntura política de gênese e expansão dessas instituições. Os IF, devido à natureza da sua criação, ofertam desde o Ensino Técnico e Tecnológico até cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, o que demanda uma expressiva quantidade de profissionais para lecionar em seus cursos, admitindo, para tanto, docentes com diversificados tipos de formação. Muitos profissionais, por possuir o título de mestrado e doutorado apenas, são admitidos sem se considerar a formação pedagógica necessária ao exercício da docência. Ancorados na legislação que versa sobre o assunto, bem como em documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional e Relatórios de Gestão, intentamos analisar as políticas de formação continuada ofertadas diante das necessidades e especificidades da docência nos IF — inclusa a necessidade de formação pedagógica do professor bacharel. Os resultados parciais apontam que, no contexto das políticas institucionais, começam a se delinear perspectivas para a formação continuada (e pedagógica) docente, a partir de 2017, porém, essas apresentam-se, ainda, insuficientes para dá conta da demanda. A relevância do estudo acentua a necessidade de reflexão sobre o papel dos IF na promoção de políticas institucionais de formação e a perenidade de ações e políticas institucionais de formação pedagógica do seu corpo docente.

Palavras-chave: Formação continuada. Professor bacharel. Institutos federais. Formação Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 30/12/2008.

BRASIL. Lei no 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, e dá outras providências. Brasília, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

ISAÍA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In. RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. (Org.). Docência na educação superior. Brasília, INEP, 2006.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

IFNMG. Projeto Pedagógico do Curso Capacitação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 2015.

IFNMG. Projeto Pedagógico do Curso Capacitação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2018

Edição

Seção

Artigos