Ao paladar do leitor em formação:
uma proposta de trabalho com o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga
DOI:
https://doi.org/10.46551/ees.v18n20a02Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Letramento Literário , Sequência Básica, Lygia Bojunga , ContoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica no Ensino Fundamental II a partir da “sequência básica” proposta por Rildo Cosson (2018), que contempla quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação. Esta proposta está ancorada no entendimento de que a leitura constitui uma etapa fundamental na vida individual, social e cultural de todo o ser humano e visa contribuir com o desenvolvimento das competências leitoras e do senso crítico de alunos do oitavo ano. O corpus principal é o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga. No percurso por nós trilhado, para refletirmos acerca da leitura literária, seu poder de humanização e do processo de escolarização da literatura, recorremos aos estudos de Bamberger (2005), Candido (1995, 2002), Paulino (2014) e Soares (2011). Objetivando situar Lygia Bojunga na literatura infantil e juvenil, pautamo-nos em Souza (2006), Perrotti (1986), Bordini (1998) e Lajolo e Zilberman (2006).
Downloads
Referências
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7. ed. Tradução de Octavio
Mendes Cajado. São Paulo: Ática, 2005.
BOJUNGA, Lygia. O bife e a pipoca. In: ______. Tchau. 17. ed. Rio de Janeiro: Casa
Lygia Bojunga, 2003, p. 41-83.
BORDINI, Maria da Glória. A literatura infantil nos anos 80. In: SERRA, Elizabeth
D’Angelo. (Org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras.
Campinas: Mercado de Letras / ALB, 1998, p. 33-45.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal,
Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_
ed.pdf. Acesso em 14 mar. 2023.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: ______. Textos de
intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002, p. 77-92.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo:
Duas Cidades, 1995,. 235-263.
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre
Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1993.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias &
histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.
MERITH-CLARAS, S. Entre cheiros e texturas, triagens e misturas: a exclusão social da
perspectiva da semiótica tensiva no conto “o bife e a pipoca”. Revista do GEL, v. 18, n.
, p. 129–144, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3098. Acesso em
out. 2022.
MORAIS, Josenildo Oliveira de. A literatura infantil como instrumento de denúncia da
ditadura militar. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade)
– Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande.
PAULINO, Graça. Leitura Literária. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA
VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Orgs.). Glossário
Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte:
Faculdade de Educação da UFMG, 2014. Disponível em:
%20intera%C3%A7%C3%A3o%20prazerosa. Acesso em 14 mar. 2023.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e
fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e
leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 61-79.
PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA,
Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia
Versiani (Orgs.). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica,
SOUZA, Gloria Pimentel Correia Botelho de. A literatura infanto-juvenil brasileira vai
muito bem, obrigada! São Paulo: DCL, 2006.
SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para
a sala de aula. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. v.
São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 101-107. Disponível em:
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381259/1/caderno-formacaopedagogia_10.pdf. Acesso em: 19 mar. 2023.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação, Escola & Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.