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DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v17n19a06

Palavras-chave:

Literatura infantil, Oralidade , Método criativo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o aporte teórico-metodológico de uma proposta de intervenção pedagógica, em andamento, no âmbito de uma pesquisa-ação do PROFLETRAS. São expostos os fundamentos teóricos dos campos de estudos sobre ensino de literatura e literatura infantil, bem como a fundamentação metodológica sobre as ações pretendidas, com ênfase para a ideia de “ouvido pensante” (AMARILHA, 2013), a fim de estruturarmos uma vivência literária marcada pelo reconhecimento da oralidade como forma preponderante e inerente ao desenvolvimento de apropriação do código escrito. Para a sala de aula, optamos pelo método criativo (AGUIAR; BORDINI, 1988) permeado por atividades da oralidade em busca de uma relação subjetiva positiva com os textos literários. Como resultado parcial do projeto, constatamos que os estudos bibliográficos e a estruturação teórico-metodológica apontam a necessidade de se ampliar o reconhecimento da oralidade e de suas implicações no processo de formação literária de crianças em processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Vanessa Ferreira Neves, Secretaria Municipal de Educação - Cornélio Procópio PR

Professora da rede municipal de educação de Cornélio Procópio - PR. Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

Referências

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Publicado

12.06.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar