Literartes: práticas múltiplas de letramentos para o ensino da Língua Portuguesa

Autores

Resumo

Este artigo objetiva à apresentação de reflexões acerca de formas de ensino e de aprendizagem de linguagens, em uma perspectiva inter e transdisciplinar. Como parte do projeto de ensino e extensão Literartes, que ocorre no IFNMG campus Araçuaí desde o ano de 2017, reunindo um conjunto de produções artísticas organizadas pelos estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. Neste artigo focaremos nas práticas da turma do 2º ano, cuja temática são os ‘causos’ da região do Vale do Jequitinhonha. Os estudantes interagiram com diversas práticas de linguagem, a partir de narrativas de sujeitos da região do Médio Jequitinhonha. A partir desse contato oral, os alunos investigaram a relação desses causos com outras pesquisas, e houve produções de pequenos vídeos com as pessoas da região contando tais ‘causos’. Em outro momento, houve a recriação dessas histórias, colocando-as em situações/contextos mais atuais. Outra prática relevante foi a transformação da narrativa em roteiro teatral. Ao final das práticas elencadas, identificamos questões ligadas ao letramento e às diversas possibilidades de desenvolvimento de trabalhos de ensino, concebendo a língua como processo de interação, construção de sentidos e significados.

Palavras-chave: Letramento. Ensino. Transcriação de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, Curitiba, v. 10, n. 4, p. 333-356, 2011.

CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Letramentos e gêneros do discurso na universidade (incluindo discussão sobre (novas) práticas de leitura e escrita na internet). In: ABREU-TARDELLI, Lilia Santos; KOMESU, Fabiana. (Org.). Letramentos e gêneros textuais/discursivos: aproximações e distanciamentos. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018.

CUBA, Juliana Cândida Oliveira; MARTINHO, Juliana Silva Martinho; BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu. Diálogos entre Arte, Interdisciplinaridade e Educação: o que dizem os PCN. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. 155-174, 2015.

KLEIMAN, Angela Bustos. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, Angela Bustos. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: UNICAMP/MEC, 2005.

KLEIMAN, Angela Bustos; ASSIS, Juliana Alves. (Org.). Significados e ressignificações do Letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

SANTOS, Fernanda Maria Almeida dos. Multiletramentos e ensino de Língua Portuguesa na educação básica: uma proposta didática para o trabalho com (hiper)gêneros multimodais. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 43, n. 76, p. 55-65, jan./abr.2018.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1998.

THE NEW LONDON GROUP. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 1996.

Arquivos adicionais

Publicado

15.11.2019

Edição

Seção

Artigos