Formando leitores críticos:

uma proposta de aproximação com a leitura literária na escola

Autores

  • Marcia Oliveira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Acauam Silvério de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v17n19a08

Palavras-chave:

Leitura, Letramento literário, Formação Leitora

Resumo

Partindo da premissa de que a leitura é um instrumento capaz de mudar um indivíduo em sociedade, e de que a escola é o espaço ideal para aquisição e o aprimoramento do hábito leitor, este trabalho visa analisar a importância da leitura para formação de leitores críticos e realizar uma intervenção metodológica para desenvolver as competências leitoras através do letramento literário. O suporte referencial teórico pauta-se nas concepções de autores como Zilberman (2003), Cosson (2014), Soares (1998), Freire (1994; 1998), Kleiman (1989; 2002), entre outros, por abordarem eixos que permeiam a prática docente e por oferecerem princípios norteadores para a produção do estudo e análise do tema. Para concretização deste estudo, realizou-se uma pesquisa-ação durante as aulas de Língua Portuguesa de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, na cidade de Lajedo-PE.

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Arquivos adicionais

Publicado

12.06.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar