Manter a esperança: Um pequeno almanaque de mensagens de coragem e esperança, para tempos de pandemia

Keeping hope: A small almanac of courage and hope for pandemic times

Autores

  • Carlos Rodrigues Brandão Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n2p14-19

Palavras-chave:

Esperançar, Paulo Freire

Resumo

Saibamos trocar o verbo passivo “esperar”, pelo verbo ativo “esperançar”. Em todas as partes e a todo o momento ouvimos e vemos pessoas dizendo de diferentes maneiras que “estamos vivendo um tempo escuro”; “estamos atravessando um tempo de tão poucas esperanças!” E é sobre isso quero lembrar algo. Apenas, desta vez, o que trago como uma mensagem não são palavras minhas. Preferi escolher alguns escritos de outras pessoas. E em todas elas, com acentos e palavras semelhantes ou diferentes, trago algo de resistência, de resiliência, de coragem e de esperança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciado em psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974). doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. É "fellow" do St. Edmund's College da Universidade de Cambridge. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor colaborador do POSGEO da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás. Possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular. É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Lujan (Argentina), professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura. E-mail: carlosdecaldas@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

RODRIGUES BRANDÃO, C. Manter a esperança: Um pequeno almanaque de mensagens de coragem e esperança, para tempos de pandemia: Keeping hope: A small almanac of courage and hope for pandemic times. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 14–19, 2021. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n2p14-19. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4809. Acesso em: 26 nov. 2022.