O Instituto Paulo Freire: História, ações, desafios e o esperançar de um mundo diferente

The Paulo Freire Institute: History, actions, challenges and the hope of a different world

Autores

  • Ângela Maria Biz Rosa Antunes Instituto Paulo Freire (IPF)
  • Mônica Maria Teixeira Amorim Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n2p8-13

Palavras-chave:

Entrevista, Instituto Paulo Freire

Resumo

Entrevista com Ângela Maria Biz Rosa Antunes, Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire (IPT). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria Biz Rosa Antunes, Instituto Paulo Freire (IPF)

Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Pesquisa sobre gestão democrática da escola pública e sobre pedagogia da sustentabilidade, além de professora e assessora educacional. Licenciada em Letras (1982), Pedagoga (1985). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de Jovens e Adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da Escola – Princípios e Propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002). Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos, tendo atuado no ensino fundamental, médio e cursos de suplência. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire. E-mail: angela.bizantunes@paulofreire.org – ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4342-1043.

Mônica Maria Teixeira Amorim, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013) e Mestre em Educação pela mesma Instituição (2002). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas (1989). É professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Tem experiência como Pedagoga na Escola Pública Básica e como Docente na Educação Básica e Superior, atuando especialmente na formação de profissionais professores. É coordenadora associada do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/Unimontes desde dezembro de 2019. É, também, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/Unimontes e do Programa de Pós-Graduação em Educação/Unimontes. E-mail: monica.amorim@unimontes.br – ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3537-2686.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

BIZ ROSA ANTUNES, Ângela M.; TEIXEIRA AMORIM, M. M. O Instituto Paulo Freire: História, ações, desafios e o esperançar de um mundo diferente: The Paulo Freire Institute: History, actions, challenges and the hope of a different world. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 8–13, 2021. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n2p8-13. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4808. Acesso em: 18 maio. 2022.