Analfabetismo e exclusão social: Apontamentos a partir do diálogo com Freire, Arroyo, Marta Oliveira e Antônia

Illiteracy and social exclusion: Notes from the dialogue with Freire, Arroyo, Marta Oliveira and Antônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n2p118-129

Palavras-chave:

Analfabetismo, Exclusão social, Freire, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Antônia

Resumo

Este texto marca o lugar da alfabetização como um “bem social” distribuído desigualmente na sociedade, na qual, as classes populares são desfavorecidas (FREIRE, 2008).  O presente trabalho estabelece um “diálogo” entre Paulo Freire, Miguel Arroyo, Marta Oliveira e Antônia – mulher negra, trabalhadora e não alfabetizada. Este texto aponta a relação existente entre o analfabetismo e a exclusão social analisando o contexto e a vida da Antônia, em suas conexões com a educação de jovens e adultos e na implicação dos desafios teóricos-metodológicos para tratar desse tema. Um diálogo entre a educanda Antônia, sua trajetória de vida inseridas no contexto mais amplo do analfabetismo e as ações de educação popular.  Assim, trazer elementos que possam contribuir com a compreensão das situações colocados às pessoas adultas não alfabetizadas ao lidar com ocasiões que são necessários o uso dos códigos de leitura e escrita. Neste sentido, convidamos aos (as) leitores (as) a refletir sobre a história de Antônia não como uma história individual, mas como uma história coletiva, que apresenta a realidade de muitas/os pessoas adultas não alfabetizadas.

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Biografia do Autor

Andréia Luciane Sol Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Educação e Inclusão Social (FAE/UFMG). Especialista em História e Culturas Políticas (FAFICH/UFMG). Graduada em História (PUC/MG). Pesquisadora colaboradora: “Homeopatia tecnologia social das famílias agrícolas e ambientes: formação de agricultores (as), transição agroecológica e contribuições à Educação do Campo” (Faculdade de Educação /UFV). Atua como assessora na Associação Estadual de Defesa Social e Ambiental de Minas Gerais (AEDAS/MG).  E-mail: andreiasoll@gmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5857-7564.

Alexandre Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Antropologia Social (UFMG), Mestre em Administração na linha de pesquisa Gestão, Ambiente e Desenvolvimento (UFLA). Graduado em Agronomia (UFLA). Atua como agente da Comissão Pastoral da Terra.  E-mail: alexandrecpt@gmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6157-9648.

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

SOL SOUZA, A. L.; GONÇALVES, A. Analfabetismo e exclusão social: Apontamentos a partir do diálogo com Freire, Arroyo, Marta Oliveira e Antônia: Illiteracy and social exclusion: Notes from the dialogue with Freire, Arroyo, Marta Oliveira and Antônia. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 118–129, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n2p118-129. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4918. Acesso em: 26 nov. 2022.