ÉTICA E MORALIDADE EM COOPERATIVAS: UMA POSSIBILIDADE?

Autores/as

  • Diego Neves de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Cleiton Silva Ferreira Milagres Universidade Federal do Tocantins – UFT

Palabras clave:

gestão de cooperativas, moral, Ética

Resumen

O que é ética e moralidade? E como elas devem agir em direção a uma eficiente gestão
cooperativa pautada por princípios e valores que são de natureza própria? Neste estudo,
estas são as questões orientadoras a serem discutidas e refletidas por meio de uma
revisão bibliográfica sobre tal temática, no interior dos processos de intervenção social
aplicados às cooperativas, acerca de como se deve agir e como se pode entender a ação
dos outros, sob a perspectiva de Oliveira e Freitag. Entre os resultados, postula que a
ética e a moral podem ser uma possibilidade na gestão cooperativa desde que
enunciados os verdadeiros valores que são intrínsecos ao cooperativismo. Busca-se,
então, numa adequada gestão cooperativa priorizar a formação dos associados para que
se reconheçam como donos-usuários desta forma coletiva de se organizar e de também
formar os gestores externos para entender e atender as necessidades que surgem como a
de transmitir a dimensão social e cultivar os valores democráticos que permeiam a
prática do cooperativismo, diminuindo ou até evitando os diversos interesses individuais
colocado em jogo.

Descargas

Citas

AMODEO, Nora Beatriz Presno. Contribuição da Educação Cooperativa nos processos
de desenvolvimento rural. In: Nora Beatriz Presno Amodeo, Héctor Alimonda (Orgs)
Ruralidades: capacitação e desenvolvimento. Viçosa: Ed. UFV, 2006. p.151-176
BENECKE, Dieter W. Cooperação e desenvolvimento: o papel das Cooperativas no
processo de Desenvolvimento Econômico dos Países do Terceiro Mundo. Porto
Alegre RS, 1990. (Col. Cooperativismo 4).
COELHO, France Maria Gontijo. Ética e moral: uma discussão fundamental. In: A arte
das orientações técnicas no campo: concepções e métodos. Viçosa: Ed. UFV, 2005.
P.109-114.
CRÚZIO, Helnon de Oliveira. Marketing Social e ético nas Cooperativas. Rio de
Janeiro: Editora FGV, 2003.
FREITAG, Bárbara. Itinerários de Antígona: a questão da moralidade. São Paulo:
Papirus, 1992.
MOSCOVICI, Serge; DOISE, Willen. O problema. O trabalho de decisão. In:
Dissensões e consenso: uma teoria geral das decisões coletivas. Lisboa: Livros
Horizonte, 1991.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O saber, a ética e a ação social. In: Manuscrito:
Revista Internacional de Filosofia. Campinas: Unicamp. vol.XIII, n.2, out-1990, p.7-22.
REVISTA SEBRAE, n.7, p. 6-15, nov./dez. 2002.

Publicado

2020-04-24

Cómo citar

NEVES DE SOUSA, Diego; SILVA FERREIRA MILAGRES, Cleiton. ÉTICA E MORALIDADE EM COOPERATIVAS: UMA POSSIBILIDADE?. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 61–73, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/2163. Acesso em: 28 jul. 2025.

Número

Sección

Artigos avulsos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.