A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA – SIG NA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL E DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – IDH NA MICRORREGIÃO DE GUANAMBI (BA) – 1991, 2000 E 2010

Autores

  • Deborah Marques Pereira Faculdade Guanambi – Departamento de Direito
  • Carlos Magno Santos Clemente Faculdade Guanambi – Departamento de Engenharia Civil

Palavras-chave:

IDH, população, SIG, microrregião, Bahia

Resumo

O histórico de desigualdade socioeconômico regional ao longo dos séculos no Brasil exige uma nova postura do Poder Público e privado para alcançar configurações mais harmoniosas nos aspectos renda, educação e qualidade de vida das populações. Compreender a evolução populacional e do desenvolvimento social no contexto regional contribuem para nortear políticas públicas e projetos da inciativa privada. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância do uso do Sistema de Informação Geográfica – SIG para subsidiar a análise do Índice Desenvolvimento Humano - IDH e da população na Microrregião de Guanambi – BA. Os resultados demonstraram que a cidade de Guanambi teve destaque nos três períodos analisados na Microrregião no que se refere ao IDH, alcançando os valores de 0.413, 0.548 e 0.673 em 1991, 2000 e 2010 respectivamente. Os municípios de menores IDH foram os de Lagoa Real, Matina e Malhada. Destaca-se que houve uma redução da população total em alguns municípios da Microrregião. Apesar do destaque de Guanambi em relação IDH na microrregião, o estudo revelou uma posição desfavorável dos demais municípios em relação ao IDH, com estratos de qualificação médio e baixo. A pesquisa relata uma população elevada na zona rural, isso requer uma maior atenção a essas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

MARQUES PEREIRA, D. .; MAGNO SANTOS CLEMENTE, C. . A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA – SIG NA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL E DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – IDH NA MICRORREGIÃO DE GUANAMBI (BA) – 1991, 2000 E 2010. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 13–22, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1778. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)