EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: O DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.46551/rn2025071100124Mots-clés :
Inclusão Escolar; Educação Física Adaptada; Desenvolvimento Educacional.Résumé
A Educação Física inclusiva no Brasil tem se destacado como uma ferramenta essencial na promoção da igualdade de oportunidades educacionais, especialmente para estudantes com deficiência. A Política Nacional de Educação Física na Perspectiva da Educação Inclusiva tem impulsionado essa abordagem, garantindo o acesso desses estudantes ao ensino regular e promovendo uma reorganização pedagógica que atenda às necessidades individuais. O objetivo deste estudo é investigar como as aulas de Educação Física podem efetivamente contribuir para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, e quais são os desafios e as dificuldades encontrados pelos profissionais da educação durante esse processo de inclusão. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura sistemática, baseada na análise de artigos publicados entre 2008 e 2023 em bases de dados relevantes. Os principais resultados indicam que, embora a inclusão seja uma prática em evolução, ainda há barreiras estruturais e culturais que dificultam sua plena implementação. Além disso, o estudo identificou a importância da capacitação contínua dos professores para garantir práticas inclusivas eficazes. Como conclusão, este trabalho reforça a necessidade de políticas educacionais mais robustas e investimentos em infraestrutura escolar acessível, visando a criação de um ambiente educacional mais acolhedor e igualitário.
Téléchargements
Références
AIME, M. R.; SENA, J. A. S. de; AWAD, H. Z. A. portadores de deficiência física nas aulas de Educação Física. Anais do 12º Encontro Científico Cultural Interinstitucional, 2014.
BRANDÃO, C. R. O Que é Educação. Sâo Paulo: Brasiliense, 1995.
BRASIL, Ministério da Educação. Documento subsidiário à política de inclusão. 2. ed. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional. Nº9. 394/96 de 20/12/96. Brasília: Ministério da Educação e Desporto, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=211&Itemid=86. Acesso em: 14 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 22 out. 2023.
BRITO, R.F.A.; LIMA, J.F. Desafios encontrados pelos professores de Educação Física no trabalho com alunos com deficiência. Corpo, movimento e saúde, Salvador, v.2, n.1, p.1-12, 2012.
COSTA, V. B. da.Inclusão escolar na Educação Física: reflexões acerca da formação docente. Rio claro: Revista de Educação Física, 2010.
DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar Educação Física: possibilidade de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007.
FERNANDES, J. A.; ALVES, S. C. A inclusão escolar e a Educação Física: desafios e perspectivas para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 225-239, 2024. DOI: 10.11606/issn.1981-4690.v38i2.
GAETHER, G. Psicologia somática aplicada ao esporte de alto rendimento. 229f. 2002. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
GAIO, R.; PORTO, E. Educação Física e Pedagogia do movimento: possibilidades do corpo em diálogo com as diferenças. In: MARCO, Ademir de et al. Educação Física: cultura e sociedade. Campinas: Papirus, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GOMES, A. R. Desafios da inclusão escolar na educação física: uma análise das práticas pedagógicas em escolas públicas do Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.
GOMES, A. R.; SANTOS, E. P.; SOUZA, L. M. Formação de professores de Educação Física para a inclusão escolar: uma revisão sistemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 40, p. e231692, 2024. DOI: 10.1590/0102-4698231692.
GORGATTI, M. G. Educação Física Escolar e Inclusão: Uma análise a partir do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
GORGATTI, M. G.; MENDES, T. P. Inclusão escolar na educação física: desafios enfrentados pelos professores no Brasil. Cadernos de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 3, p. 75-89, 2022. DOI: 10.15603/0101-2710/2022.v18n3p75-89.
GORGATTI, M. G. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2. ed. Barueri: Manole, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
MACIEL, R. M. A inclusão nas aulas de Educação Física. FPM, 2004.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 6. ed. São Paulo: Moderna, 2020.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Tradução de Windyz Brazão. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Tradução: Windyz Brazão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
NOGUEIRA, F. P.; ALMEIDA, R. S. A importância da colaboração entre escola, família e comunidade na promoção da inclusão escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Marília, v. 28, p. 1-15, 2024. DOI: 10.1590/2175-353920240118.
NOGUEIRA, F. P.; ALMEIDA, R. S. A importância da colaboração entre escola, família e comunidade na promoção da inclusão escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, p. 1-15, 2023. DOI: 10.1590/2175-353920240118.
OLIVEIRA, C. Todos na escola! São Paulo, 2003.
OLIVEIRA, J. S. A teoria ecológica de Bronfenbrenner e a inclusão escolar: aplicabilidade na Educação Física. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
OLIVEIRA, J. S.; RAMOS, M. C. A teoria ecológica de Bronfenbrenner e a inclusão escolar: aplicabilidade na Educação Física. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 215-232, 2023. DOI: 10.15627/0103-3098/ce.v23n2p215-232.
PEREIRA, L. M.; GOMES, T. A.; VASCONCELOS, A. F. Desafios da Educação Física na inclusão de alunos com deficiência visual: análise de práticas e metodologias. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 711-728, 2023. DOI: 10.5902/1984686X69447.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2021.
SILVA, M. V.; PEREIRA, R. F. Educação Física adaptada e inclusiva: práticas pedagógicas e formação continuada de professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 46, n. 1, p. 85-99, 2024. DOI: 10.1590/S0101-32892024000100008.
SILVA, M. V.; PEREIRA, R. F. Educação física adaptada e inclusiva: práticas pedagógicas e formação continuada de professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 46, n. 1, p. 85-99, 2023. DOI: 10.1590/S0101-32892023000100008.
SOUZA, S. A. A.; OLIVEIRA, M. A. S. Educação física inclusiva: análise de práticas pedagógicas e barreiras na escola pública. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 45, n. 2, p. 120-134, 2023. DOI: 10.1590/S0101-32892023000200123.
SOUZA, S. B. Educação Física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, nº 3, 2004.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2025-09-30 (2)
- 2025-09-17 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© RENEF 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.















