A prática esportiva nas aulas de Educação Física no contexto do ensino a distância e percepção dos professores universitários diante das aulas remotas em tempos da pandemia da COVID-19

Autores

  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis
  • Walter Luiz de Moura
  • Alexandre Alves Caribe da Cunha UNIMONTES
  • Maurício Fagundes da conceição

Palavras-chave:

Prática Esportiva, Perspectiva Docente.

Resumo

A pandemia da COVID-19 vem trazendo grandes obstáculos para a educação no Brasil e no mundo, este cenário de mudanças e transformação do ensino, do modo presencial para o modelo a distância, levou os professores a planejarem um conjunto de ações em meio virtual no período de isolamento social. Contudo os objetivos deste estudo foi descrever a prática esportiva nas aulas de educação física do ensino básico no contexto do ensino a distância e conhecer a percepção dos professores universitários diante processo ensino-aprendizagem nas aulas remotas. Este estudo consistiu em um relato de experiência, tendo como tema “A prática esportiva nas aulas de Educação física em tempos de isolamento social”. A população foi composta por acadêmicos matriculados no ano de 2020, do curso de graduação em Educação Física Licenciatura, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) dos polos de Montes Claros e Januária. A explanação dos professores deste estudo na Aulive girou em torno de expor as limitações que os profissionais de educação de educação física do ensino básico tiveram ao reconstruir a sua forma de ensinar e um dos fatores limitantes foi o de alcançar seus alunos e fazer com que os mesmos acessem o ambiente virtual. Fatalmente, as medidas restritivas adotadas para conter o contágio da COVID-19 estão afetando o nível de atividade física dos alunos. Diante da percepção dos professores deste estudo, foram expostos impactos positivos no processo ensino-aprendizagem através das Aulives, mediante maior interação entre acadêmicos e professores e também é importante proporcionar condições de trabalho em meio virtual para os professores da educação básica para o desenvolvimento da prática esportiva nas aulas de educação física.

Palavras-chave: Prática esportiva. Aula remota. Perspectiva Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARBAUGH, J. B. Managing the on-line classroom: a study of technological and behavioral characteristics of web-based MBA courses. Journal of High Technology Management Research. v. 13, n. 2, p. 203-223, 2002.

BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.

FRANÇA, E. F.; MIYAKE, G. M.; SILVA, J. P.; MATSUDO, V.K.R.; MARTINS, R. Á. B. L.; NASCIMENTO, F. D. COVID-19 - Estratégias para se manter fisicamente ativo e seguro dentro de casa. InterAm J Med Health, v. 3, 2020.

MARQUES R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA). v.3, n.7, p.31-46, 2020.

PEDROSA, G. F. S.; DIETZ, K. G. A prática de ensino de arte e educação física no contexto da pandemia da covid-19. Boletim de conjuntura (BOCA). V.2; Nº 6; Boa Vista, 2020.

SCHULMAN, L. Renewing the pedagogy of teacher education: the impact of subject specific conceptions of teaching. Simpósio sobre Didáticas Específicas em laFormación de Professores. Santiago de Compostela, 1992.

Silva, A. J. F.da, Pereira, B. K. M., Oliveira, J. A. M. de, Surdi, A. C. e Araújo, A. C. de. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escolar.Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 24, n. 2, p. 57-70, mai./ ago., 2020

SUN, P. C. et al. What drives a successful e-learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers Education, v.50, n. 4, p. 1183-1202, 2008.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

MARGARETH CHAVES PEREIRA REIS, V. .; LUIZ DE MOURA, W.; ALVES CARIBE DA CUNHA, A.; FAGUNDES DA CONCEIÇÃO, M. . A prática esportiva nas aulas de Educação Física no contexto do ensino a distância e percepção dos professores universitários diante das aulas remotas em tempos da pandemia da COVID-19. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 20–27, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3154. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)