DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Autores

  • Ana Lúcia da Silva Dias Unimontes
  • Wellington Danilo Soares Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES
  • Ronilson Ferreira Freitas Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES
  • Alenice Aliane Fonseca Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos docentes da disciplina Educação Física no dia-a-dia da vida escolar. Trata de uma revisão de literatura de cunho qualitativo. Foi realizada uma busca por artigo científicos no Google Acadêmico e Scielo, utilizando os descritores: “Educação Física”, “docência”, “sala-de-aula”, “dificuldades”, “motivação”, “metodologias”, agrupados pelo modulador boleano ¨and¨. Foi possível verificar que entre os muitos problemas apresentados, relatou-se à falta de materiais, desinteresse e comportamento inadequado dos alunos, questões de infraestrutura, e também a falta de motivação do profissional, que muitas vezes é desestimulada. Ao final foi possível depreender que para que o professor possa exercer bem o seu ofício, não pode ignorar de antemão os problemas com os quais irá se deparar. Antes, deve conhecê-los para poder superá-los e fazer um bom trabalho apesar de qualquer coisa. O estudo conclui que é importante provocar novas discussões sobre as dificuldades que o professor de Educação Física enfrenta no exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Victória Marzano Jacintho Ramos; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física no Ensino Médio: Memórias de alunos e alunas do Instituto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10467. Acesso em: 15 set. 2021.

GODOI, Marcos Roberto; BORGES, Cecília Maria Ferreira. As aulas de Educação Física em questão: diferentes razões e maneiras de agir dos professores. Revista Brasileira de Educação v. 26 e260093 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/dySSTWMvWfCXnHFdj7z5j9L/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2022.

JUCÁ, Luan Gonçalves; LIMA, George Almeida; MELO, José Rodrigo Silva de.

Metodologias inovadoras nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Revista Cocar. v.16 N.34/2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4991. Acesso em: 10 abr. 2022.

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 1-6, 2020.

MENEZES, Maria Naiara Gonçalves. As contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo. Parapiranga, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14153/1/Maria%20Naiara%20Gon%c3%a7alves%20Menezes%20-%20Monografia%20-%20UniAGES%20RUNA.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

OLIVEIRA, R.F.P. et al. Contribuições da religiosidade no enfrentamento da síndrome de burnout em profissionais de educação física. Saúde coletiva, 2020. Disponível em: http://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1077/1280. Acesso: em 15 set. 2021

PAIVA, Héres Faria Ferreira Becker et al. Licenciatura em Educação Física e a realidade da Educação Básica: A percepção de futuros professores.

J. Phys. Educ. v. 32, e3240, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/m9pMWb9h8HhKnJDZ6f8P9ZK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2022.

RIBEIRO, Felipe Tavares et al. Professor de Educação Física: Estás satisfeito com a tua profissão? Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.8.n.02.fev. 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4236/1630. Acesso em: 30 mar. 2022.

ROCHA, Mariana Amarante. O papel do professor de Educação Física Escolar frente ao comportamento sedentário em crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. Natal/RN, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46274. Acesso em: 11 abr. 2022.

SANTOS, Gilmara Gonçalves; PEREIRA, Gerson Avelino Fernandes. Entraves encontrados na prática do planejamento de aulas da Educação Física escolar. NResearch Society and Development, v. 10, n. 9, e55210918410, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18410/16459. Acesso em: 10 out. 2021.

Publicado

2022-06-30

Como Citar

DA SILVA DIAS, A. L. .; DANILO SOARES, W. .; MARGARETH CHAVES PEREIRA REIS, V. .; FERREIRA FREITAS, R.; ALIANE FONSECA, A. DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 89–98, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5227. Acesso em: 26 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>