CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A FUNCIONALIDADE DO IDOSO-ALUNO (EJA)

Autores

  • Rodolfo Reis Santos Unimontes
  • Samanda Fernandes Costa Souza
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis
  • Anna Clara Figueiredo Ferreira Batista Unimontes
  • Katrice Almeida de Souza
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500121

Palavras-chave:

Atividade Física. Educação de Jovens e Adultos. Idoso. Funcionalidade.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa atender às necessidades de indivíduos que, por diferentes razões, não tiveram acesso à educação formal na idade convencional. Nessa modalidade de ensino, a integração da Educação Física tem assumido uma relevância crescente, especialmente no que diz respeito à população idosa, podendo trazer efetivas contribuições para a sua funcionalidade. Nesse sentido, este trabalho foi elaborado com o objetivo de refletir sobre a importância da prática de atividade física para a funcionalidade da pessoa idosa da EJA e se justifica pela necessidade de pesquisar e refletir sobre a importância da educação física na EJA como colaboradora da melhoria da funcionalidade do idoso. Sua construção deu-se através de pesquisa qualitativa, utilizando a revisão de literatura como abordagem principal, por ser a mais adequada para explorar as contribuições da atividade física na funcionalidade dos idosos na EJA. Tais pesquisas se basearam em dados, como LILACS, Scielo e Google Scholar, em obras indexadas no período entre 2001 e 2023. Os resultados apontam que a atividade física ofertada pela educação física na EJA, para idosos, podem resultar em impactos positivos na funcionalidade desse público e, consequentemente, em sua qualidade de vida. Dentro da EJA, a educação física pode ser muito eficaz para a promoção da saúde, pois exerce um papel importante como componente essencial para o bem-estar físico e mental do ser humano, sendo uma ferramenta poderosa que pode colaborar na promoção do envelhecimento ativo e saudável. A pesquisa conclui que a educação física na EJA proporciona benefícios como: a melhora da mobilidade, o aumento da disposição física, prevenção de doenças crônicas e uma maior socialização, oportunizando a interação com colegas e criando um ambiente de apoio mútuo.

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Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

Versões

Como Citar

REIS SANTOS , Rodolfo; FERNANDES COSTA SOUZA, Samanda; MARGARETH CHAVES PEREIRA REIS, Vivianne; FIGUEIREDO FERREIRA BATISTA, Anna Clara; ALMEIDA DE SOUZA , Katrice; DE ARAÚJO LEITE FILHO , Marcos Antônio. CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A FUNCIONALIDADE DO IDOSO-ALUNO (EJA). RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 95–106, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500121. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8793. Acesso em: 24 ago. 2025.

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