ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Fabiana Pereira Guedes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Samanda Fernandes Costa Souza Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Anna Clara Figueiredo Ferreira Batista Unimontes
  • Katrice Almeida de Souza Universidade Federal de Mato Grosso - UFMS
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500117

Palavras-chave:

Inclusão. Cidadania. Educação Física. Esporte escolar. Desenvolvimento integral.

Resumo

Este estudo examinou a importância do esporte como ferramenta vital para promover a inclusão e a cidadania nas aulas de educação física para alunos do 8º ano do ensino fundamental. Iniciando com a definição de esporte e suas implicações educacionais, a pesquisa destacou o papel central da educação física no desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo habilidades físicas, sociais e emocionais. O foco foi como o esporte pode atuar como catalisador para a socialização e inclusão dos alunos, utilizando estratégias eficazes que promovem o respeito às diferenças e o trabalho em equipe. A justificativa do estudo foi a necessidade de promover práticas esportivas que atendam às diferentes habilidades dos alunos, visando fomentar a formação cidadã e garantir a igualdade de oportunidades. A pesquisa também analisou a evolução do ensino de esportes nas escolas, criticando o modelo tradicional e sugerindo abordagens mais inclusivas e dinâmicas. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura fundamentada em fontes acadêmicas que exploram a inclusão e cidadania por meio do esporte, com ênfase em práticas que incentivem a socialização e o respeito mútuo. A avaliação dos alunos considerou tanto o desempenho esportivo quanto o comportamento social, adotando uma abordagem abrangente e alinhada aos objetivos educacionais. Este estudo reafirmou o potencial do esporte como um poderoso agente de transformação social, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos conscientes, engajados e participativos, preparados para contribuir de forma significativa em suas comunidades.

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Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

Versões

Como Citar

PEREIRA GUEDES , Fabiana; FERNANDES COSTA SOUZA , Samanda; MARGARETH CHAVES PEREIRA REIS, Vivianne; FIGUEIREDO FERREIRA BATISTA, Anna Clara; ALMEIDA DE SOUZA , Katrice; ANTÔNIO DE ARAÚJO LEITE FILHO , Marcos. ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 56–66, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500117. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8792. Acesso em: 13 ago. 2025.

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