DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Fabíola Alves de Jesus UNUVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES
  • Alenice Aliane Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Wellington Danilo Soares Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Física. Professor. Dificuldades. Pandemia. Covid-19.

Resumo

A pandemia da Covid-19 está sendo um momento bem difícil, inclusive para a educação do país. Para que o ensino e aprendizagem não tivessem prejuízos maiores á educação precisou ser reinventada em vários aspectos, afim de continuar desempenhando bem o seu papel, que é construir o conhecimento. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física para ministrar aulas nesse conturbado período. Trata de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa e transversal. Foi aplicado um questionário para 22 professores, de ambos os sexos, com idade de 30 a 53 anos. O recrutamento dos avaliados foi através da    técnica do snowball (Bola de Neve). Os dados coletados foram tabulados com valores de média, através do programa Statistical Package for the Social Sciencies (SPSS). Os resultados apontaram que as principais dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física, foram a inadequação do espaço, a carência de materiais pedagógicos, a  resistência dos alunos às práticas e o desinteresse pela Educação Física. Dessa forma, conclui-se que muitos fatores são prejudiciais para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sendo necessárias novas estratégias otimizando assim a qualidade e eficiência do ensino.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Victória Marzano Jacintho Ramos; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física no Ensino Médio: Memórias de alunos e alunas do Instituto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10467. Acesso em: 15 set. 2021.

GODOI, Marcos Roberto; BORGES, Cecília Maria Ferreira. As aulas de Educação Física em questão: diferentes razões e maneiras de agir dos professores. Revista Brasileira de Educação v. 26 e260093 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/dySSTWMvWfCXnHFdj7z5j9L/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2022.

JUCÁ, Luan Gonçalves; LIMA, George Almeida; MELO, José Rodrigo Silva de.

Metodologias inovadoras nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Revista Cocar. v.16 N.34/2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4991. Acesso em: 10 abr. 2022.

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 1-6, 2020.

MENEZES, Maria Naiara Gonçalves. As contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo. Parapiranga, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14153/1/Maria%20Naiara%20Gon%c3%a7alves%20Menezes%20-%20Monografia%20-%20UniAGES%20RUNA.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

OLIVEIRA, R.F.P. et al. Contribuições da religiosidade no enfrentamento da síndrome de burnout em profissionais de educação física. Saúde coletiva, 2020. Disponível em: http://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1077/1280. Acesso: em 15 set. 2021

PAIVA, Héres Faria Ferreira Becker et al. Licenciatura em Educação Física e a realidade da Educação Básica: A percepção de futuros professores.

J. Phys. Educ. v. 32, e3240, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/m9pMWb9h8HhKnJDZ6f8P9ZK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2022.

RIBEIRO, Felipe Tavares et al. Professor de Educação Física: Estás satisfeito com a tua profissão? Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.8.n.02.fev. 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4236/1630. Acesso em: 30 mar. 2022.

ROCHA, Mariana Amarante. O papel do professor de Educação Física Escolar frente ao comportamento sedentário em crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. Natal/RN, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46274. Acesso em: 11 abr. 2022.

SANTOS, Gilmara Gonçalves; PEREIRA, Gerson Avelino Fernandes. Entraves encontrados na prática do planejamento de aulas da Educação Física escolar. NResearch Society and Development, v. 10, n. 9, e55210918410, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18410/16459. Acesso em: 10 out. 2021.

Publicado

2022-06-22 — Atualizado em 2022-07-23

Versões

Como Citar

ALVES DE JESUS, F.; ALIANE FONSECA, A.; DANILO SOARES, W. . DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PANDEMIA DA COVID-19. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 2–15, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5323. Acesso em: 25 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>