A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rosilene Maria da Rocha Unimontes
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

A importância do brincar, A importância do brinquedo, A importância do brincar na educação infantil, Educação Infantil, importância dos Jogos e brincadeiras

Resumo

Este artigo analisa estudos que comparam a importância de utilizar o brincar para auxiliar no desenvolvimento de ensino-aprendizagem na educação infantil, realizou-se uma revisão bibliográfica nas publicações entre 2012 a 2021, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos e revistas, bem como pesquisa de grandes autores sobre o tema. Utilizado como metodologia o enfoque explicativo juntamente com a pesquisa qualitativa. O objetivo da pesquisa foi compreender a importância do brincar na educação infantil para aprimorar a aprendizagem, apresentando o lúdico como ferramenta de aprendizagem e adquirindo novos conhecimentos, habilidades e pensamentos lógicos. Como critérios de inclusão, contemplaram-se apenas artigos originais, publicadas em língua portuguesa e em revistas indexadas. Os artigos foram selecionados a partir da variável de interesse apenas a literatura que atendia aos critérios de inclusão definidos neste estudo. Conclui-se que é através do brincar que a criança constrói pensamentos e cria o seu próprio jeito de ver o mundo, aprendendo interagir com a realidade. E o papel do professor de Educação Infantil é criar situações de ensino-aprendizagem com base em brincadeiras que vão auxiliar no desenvolvimento da criança ajudando-a se comunicar, expressar seus sentimentos, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-29 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

MARIA DA ROCHA, R.; ANTÔNIO DE ARAÚJO LEITE FILHO , M. . A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 88–97, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5359. Acesso em: 13 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)