O uso das tecnologias no ensino de Matemática: um estudo com professores do Ensino Médio

Autores

Resumo

Nesta pesquisa se analisou o uso de recursos tecnológicos por professores de Matemática do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de ensino estadual do Alto Sertão – Paraíba, identificando por um questionário, as razões para o não uso destes instrumentos e os problemas da influência tecnológica no ensino da Matemática. E observou se a ciência dos docentes sobre as novas tecnologias aplicáveis na Matemática, a presença destas e as razões da sua utilização ou não utilização. Constatou-se que os docentes conhecem estas tecnologias e que não as empregam em suas aulas de matemática, devido à falta de planejamento das aulas e ao desconhecimento sobre o seu uso, exigindo cursos de aperfeiçoamento docente e mudanças nas estruturas curriculares do Ensino Médio e das Licenciaturas em Matemática. Os educadores reconheceram o emprego dos recursos didáticos tecnológicos como método enriquecedor da aprendizagem matemática dos estudantes. Logo, esta pesquisa ratifica que os processos de ensino e de aprendizagem pode ser transformado, de maneira positiva, pelas novas tecnologias.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Recursos didáticos. Estruturas curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

BRASIL. MEC. 2001. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: MEC /SEF, 2001

FARIAS, P. M. Condições do ambiente de trabalho do professor: em uma escola municipal de Salvador – Bahia. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) – Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho. Salvador: UFBA, 2009.

FREITAS, D. B. de; et al. Educação Matemática: O Uso do Software Dinâmico, WINGEOM, para o Ensino da Geometria. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007. CD-ROM. ISBN 978-85-88119-17-7.

LIMA, L. D. de A.; et al. O significado do trabalho docente para os professores das séries iniciais e suas perspectivas na constituição da identidade docente. Disponível em: Acesso em: 01 de mai. 2011.

MACCARINI, J. M. Fundamentos e metodologia do ensino de matemática. Curitiba: Editora Fael, 2010.

MEDEIROS, P. S. A Importância da Aplicação Prática dos Recursos Tecnológicos e Audiovisuais na Matemática. Disponível em: < http://www.webartigos.com/index.php/article/default/redirect/?ART_ROOT_ID=35041>

NUNES, T.; et al. Educação Matemática: Números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

PARRA, C.; et al. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

PATRIOTA, R.; et al. A Construção do Conhecimento em Metodologia da Pesquisa Científica com Alunas do Ensino Médio. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007. CD-ROM. ISBN 978-85-88119-17-7.

PEREIRA, J. E. As Novas Tecnologias e os Professores de Matemática do Ensino Médio e Superior do CEFET-RN: Conhecimento e Utilização. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007. CD-ROM. ISBN 978-85-88119-17-7.

SILVA, G. L. F.; ROSSO, A. J. As Condições do Trabalho Docente dos Professores das Escolas Públicas de Ponta Grossa – PR. Disponível em: < http://www.isad.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/495_536.pdf >Acesso em: 01 de mai. 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2012

Edição

Seção

Artigos