A formação continuada de professores para a Educação de Jovens e Adultos: a experiência da especialização em PROEJA

Autores

Resumo

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos — PROEJA (Decreto nº. 5.840/2006) abrange cursos e Programas de Educação Profissional que vão desde a formação inicial e continuada para estudantes trabalhadores atrelada aos ensinos Fundamental e Médio, os cursos técnicos integrados e/ou concomitantes até cursos de formação de professores para atuarem junto ao Programa. Neste artigo enfocamos mais especificamente a Especialização em PROEJA, ofertada em 2008, pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Januária, sob à ótica de seus sujeitos: gestores, docentes e técnicos administrativos, com o objetivo de analisar se houve ou não implicação do curso enquanto formação continuada na formação de profissionais da rede pública de ensino para atuarem como educadores e/ou multiplicadores do Programa. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. O estudo buscou chamar a atenção para a importância da formação continuada de profissionais com vista à atuação na educação e profissionalização de jovens e adultos e a consolidação das políticas públicas para esse público.

Palavras-chave: Formação continuada. PROEJA. Educação profissional. EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M. G. Educação de Jovens e Adultos. In: GIOVANETTI, M. A; GOMES, N. L.; SOARES, L. J. G. (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ARROYO, M. G. Palestra. Fórum Regional de Pesquisa e Experiência em PROEJA —Minas e São Paulo. CEFET/MG. 14 a16 set. 2010.

BONFIM, C. J. L. Os desafios da formação continuada de docentes para a atuação na educação profissional articulada à educação de jovens e adultos. Dissertação de Mestrado — Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.

CASTRO, M. D. R; MACHADO, M. M.; ALVES, M. F. O Proeja como desafio na política de educação voltada a jovens e adultos trabalhadores. In. MACHADO, M. M.; OLIVEIRA, J. F. (Org). A formação integrada do trabalhador: desafios de um campo em construção. São Paulo: Xamã, 2010.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A Política de Educação Profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, out. 2005.

MACHADO, L. O desafio da formação de professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, jul./set. 2011.

MOURA, D. H. História do PROEJA: entre desafios e possibilidades. In: SILVA, A. C. R.; BARACHO, M. G. (Org). Formação de educadores para o PROEJA: intervir para Integrar. Natal: CEFET-RN, 2007, p. 17-34.

SHIROMA, E. O.; FILHO, D. L. L. Trabalho docente na educação profissional e tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 725-743, jul./set. 2011.

SOARES, L. J. G. Do direito à educação à formação do educador de jovens e adultos. In: GIOVANETTI, M. A; GOMES, N. L.; SOARES, L. J. G. (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos