O uso do computador no ensino de Matemática: um estudo com professores da EJA

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Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir sobre a importância da inclusão do computador no ensino da Matemática, tornando este componente curricular mais interessante para o aluno. Atualmente, várias são as pesquisas, no país, que mencionam as contribuições deste recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem, especialmente, no ramo da Educação Matemática. O objetivo desta pesquisa consiste em avaliar a inserção desta nova tecnologia pelos professores de Matemática da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas escolas de Ensino Fundamental, situadas em um município do Alto Sertão – PB, observando por intermédio da aplicação de questionário, os ensejos da não inclusão do computador como suporte didático, além das dificuldades concernentes a sua aplicação pelos educadores de Matemática. Na oportunidade, ainda, verificaram-se as concepções docentes referentes a aplicativos e/ou softwares educacionais livres, que podem ser inseridos nas aulas de Matemática, o seu índice de presença e as justificativas da sua admissão ou não admissão. Assim, este trabalho foi realizado em duas escolas públicas, que se constituíram os espaços para a coleta de dados. Entre os resultados obtidos, pode-se citar que os professores, ora analisados, possuem: conhecimentos sobre o computador; sobre sua operatividade; sobre alguns aplicativos como Excel; além de que todos têm curso de Informática Básica. No entanto, eles desconhecem softwares educativos, que podem ser inseridos no Ensino da Matemática, e não utilizam o computador e nem o laboratório de Informática com os alunos na sala de aula. Os motivos mencionados pelos entrevistados referentes a não utilização do computador como ferramenta didática são: pequena carga horária da disciplina na EJA, desconhecimento de Informática pelos alunos e, também, carga horária de trabalho elevada, dificultando a elaboração das "aulas computacionais". Logo, conclui-se que estes profissionais necessitam de uma efetiva formação continuada sobre a utilização do Computador na Educação Matemática, tendo em vista que eles reafirmaram a importância deste instrumento na consolidação da prática pedagógica e no desenvolvimento da autonomia cognitiva dos estudantes.

Palavras-chave: EJA. Ensino e aprendizagem. Softwares educativos. Educação Matemática.

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Referências

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20.12.2014

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