Educação, Imprensa e Sertão do Norte de Minas Gerais: lugar(es) de histórias

Autores

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a historiografia local, no sentido de pensar a educação, em especial na região norte de Minas Gerais, cujo foco se centrou em Montes Claros desde a década de 1940 a 1980, situado no campo da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia constituiu em pesquisa da e na imprensa por meio da análise do jornal Gazeta do Norte e Jornal do Norte, bem como documentos oficiais e memorialistas. Os resultados apontam o modo como as trajetórias da educação foram construídas, marcadas pela coibição política e pedagógica em uma época em que o sertão do Norte de Minas Gerais era considerado uma região de “resistência habitual ao analfabetismo”, o mais “grosseiro e indisciplinado”, desamparado e excluído dos benefícios, ou porque não dizer, abandonado à própria sorte em relação a diversos aspectos e, principalmente em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Palavras-chave: História. Imprensa. EJA. Norte de Minas Gerais. Montes Claros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa NacionalCasa da Moeda: Portuguesa, v.5: Antropos-Homen, 1985.

BARBOSA, Lima Sobrinho. O problema da imprensa. 3 ed. São Paulo: Edusp, 1997.

BRITO, Gy Reis Gomes. Na terra dos coronéis: progresso para quem? Estrepes e pelados na construção do progresso da cidade de Montes Claros (1917-1930). Dissertação (mestrado em História). Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1994.

CHAMON, Magda. Trajetória de feminização do magistério: ambiguidades e conflitos. Belo Horizontes: Autêntica, 2005.

DURÃES, Sarah Jane Alves. Escolarização das diferenças: qualificação do trabalho docente e gênero em Minas Gerais (1860-1906). (Tese doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Departamento de Educação: História, Política e Sociedade, 2002.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: forma e cultura escolares em Belo Horizonte (1906/1918). São Paulo: USP, 1996.

GERVAISE, Yves. A transformação agrária do nordeste meridional (Norte de Minas Gerais). Belo Horizonte: UFMG, 1975.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

NETTO, José Raymundo. As origens de Montes Claros: depoimento de Hermes de Paula. In: Montes Claros em Foco. Ano XII n°36, agosto de 1979.

NETTO, José Raymundo. Escola activa: liberdade e disciplina. Revista do Ensino: órgão oficial da Inspetoria Geral da Instrução. Ano V. nº 44. Abril de 1930, p. 04.

PAULA, Hermes Augusto de. Montes Claros, sua história, sua gente, seus costumes. Rio de Janeiro, 1957.

PEREIRA, Laurindo Mékie. A cidade do favor: Montes Claros em meados do século XX. Montes Claros,MG: Unimontes, 2002.

SILVEIRA, Ivonne, COLARES, Zezé. Montes Claros de ontem e de hoje. Academia Montesclarense de Letras, 1999.

VELOSO, Geisa M. A missão “desanalfabetizadora” do Jornal Gazeta do Norte, em Montes Claros. (1918-1938). Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

VIANA, Urbino de Souza. Monografia de Montes Claros: breves apontamentos históricos, geográficos e descritivos. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Montes Claros, 1916.

WIRTH, JOHN DONA Minas Gerais na Federação Brasileira. 1889- l937. O fiel da Balança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, l982. (Coleção Estudos Brasileiros)

ZIMBARDI, Kenneth M. A formação reflexiva dos professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa 1993.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2017

Edição

Seção

Artigos