As juventudes do campo e o direito à educação

identidade, gênero, currículo, projetos de vida e migração

Autores

DOI:

10.46551/ees.v21n23a04

Palavras-chave:

Juventudes do campo, Educação, Revisão de literatura, Rural youth, Education, Literature review

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva analisar como estão os estudos sobre as juventudes do campo e seu direito à educação básica no Brasil de modo a identificar quais as contribuições são necessárias para a ampliação deste campo. Para isso, busca mapear as pesquisas de programas de pós-graduação em nível de doutorado, publicadas e divulgadas através da plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e do Catálogo de Teses e Dissertações do Portal CAPES. A busca somou 23 resultados. Entre os duplicados e os que não atenderam aos critérios de inclusão, somaram-se 12 trabalhos excluídos. Com base nos critérios de inclusão, chegamos ao número final de 11 trabalhos elegíveis para esta análise. Concluímos ser preciso ampliar a discussão sobre a temática proposta, sobretudo no que diz respeito às políticas públicas significativas e fontes de financiamento para um projeto de Educação No e Do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatyanne Gomes Marques, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). No PPGED/UESB está vinculada à linha de Políticas Educacionais e no Departamento de Educação DEDC XII/UNEB atua como pesquisadora da Linha de Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (NEPE/UNEB). Atualmente é membro do conselho fiscal do Centro de Agroecologia do Seminárido (CASA); membro da comissão da educação do campo (PME) - Secretaria Municipal de Educação de Guanambi; membro do Fórum Municipal de Educação (FME) de Guanambi; membro da câmara de educação do campo do Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo. Está diretora do Departamento de Educação - DEDC XII/UNEB, gestão 2022-2024. Coordenada o curso de Especialização em Educação do Campo - Turma 2022.2. Atua como membro do Consepe/UNEB e Consu/UNEB. Esteve na coordenação do curso de Pedagogia no período de 2013/2014 e de 2019/2021. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, formação de professores, políticas públicas educacionais e Educação Superior.

Arquivos adicionais

Publicado

16.07.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 79    

Como Citar

ARAÚJO PIMENTEL NEVES, Marla; GOMES MARQUES, Tatyanne. As juventudes do campo e o direito à educação: identidade, gênero, currículo, projetos de vida e migração. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 21, n. 23, 2025. DOI: 10.46551/ees.v21n23a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/8838. Acesso em: 4 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.