Da presença de mulheres negras no ensino superior e na docência superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v16n18a10

Palavras-chave:

Ensino superior, Negras, Presença, Docência

Resumo

Este artigo se propõe a abordar estatísticas e pesquisas recentes e alusivas à presença de estudantes negras no ensino superior brasileiro (graduação e pós-graduação) e à trajetória de mulheres negras egressas de cursos de pós-graduação stricto sensu com atenção àquelas que atuam como docentes no ensino superior. Resulta de investigação que envolveu estudo bibliográfico, análise de dados secundários e aplicação de questionários para egressos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da UNIMONTES. Os resultados indicam aumento da presença de mulheres na graduação e pós-graduação brasileiras, incluindo aumento de negras nesses espaços educacionais. Ademais, revela que há um percentual significativo de egressas negras do PPGDS, superior às brancas, com atuação na docência do ensino superior.

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Biografia do Autor

Andressa Ângela Siqueira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), campus Montes Claros. Minas Gerais, Brasil. E-mail: andressasiqueira1614@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6339-5551.

Mônica Maria Teixeira Amorim, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Este artigo se propõe a abordar estatísticas e pesquisas recentes e alusivas à presença de estudantes negras no ensino superior brasileiro (graduação e pós-graduação) e à trajetória de mulheres negras egressas de cursos de pós-graduação stricto sensu com atenção àquelas que atuam como docentes no ensino superior. Resulta de investigação que envolveu estudo bibliográfico, análise de dados secundários e aplicação de questionários para egressos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da UNIMONTES. Os resultados indicam aumento da presença de mulheres na graduação e pós-graduação brasileiras, incluindo aumento de negras nesses espaços educacionais. Ademais, revela que há um percentual significativo de egressas negras do PPGDS, superior às brancas, com atuação na docência do ensino superior.

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Publicado

02.12.2022

Edição

Seção

Dossiê — O Centenário do montes-clarense Darcy Ribeiro