ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS RECURSOS FINANCEIROS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE MINAS GERAIS: AS ESPECIFIDADES DO NORTE DO ESTADO

Autores

  • Ian Bernar Santos Barroso
  • Clara Ferreira Alkimim
  • Leandro Luciano da Silva

Palavras-chave:

Financiamento, Eleições, Norte de Minas

Resumo

As campanhas eleitorais são substanciais à concretização do processo democrático. Assim, é preciso que seja observada a situação de igualdade entre os candidatos, ressaltando-se a relação entre dinheiro e política presente nas campanhas eleitorais como possível índice de desigualdade material. Em um contexto moral e na lógica da ética, não deve preponderar no processo democrático a disposição de recursos financeiros dos candidatos, mas outros fatores, como a apresentação de melhores propostas e a identificação do candidato com a maioria dos eleitores. Nesse sentido, foram realizadas pesquisas de dados relativos aos financiamentos de campanhas nas plataformas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de divulgação de contas de campanhas e de divulgação de resultados das eleições. A análise de dados demonstrou influência do poder econômico no sistema de acesso aos cargos políticos, indicando inexistência de paridade de recursos nas eleições mineiras, principalmente em regiões afastadas da Capital e menos desenvolvidas. Isso pode trazer diversos problemas, como a inviabilização da participação política de candidatos e partidos novos, o que prejudica a representatividade e, portanto, a democracia. Inferiu-se que, nas regiões analisadas, a democracia ainda está caminhando e suas regras precisam se aprimorar para que se aproxime de um patamar ideal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-07

Como Citar

BERNAR SANTOS BARROSO, I.; FERREIRA ALKIMIM, C.; LUCIANO DA SILVA, L. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS RECURSOS FINANCEIROS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE MINAS GERAIS: AS ESPECIFIDADES DO NORTE DO ESTADO. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 175–191, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/191. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos