O POVO INDIGENA MAXAKALI E SUAS NARRATIVAS MÍTICAS

Autores

  • Marivaldo A. Carvalho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Tais Cangussu Galvão Alves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Rosana P. Cambraia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

narrativa mítica, Maxakali, Indigenas

Resumo

O pensamento mítico não coloca a natureza ao domínio do homem, mas propicia as comunidades indigenas uma relação mais equilibrada com o ambiente. O objetivo deste artigo é trazer uma abordagem sobre as narrativas míticas elaboradas em uma comunidade indigena Maxakali, no nordeste do Estado de Minas Gerais, Brasil. Entendemos que os indígenas expõem seu conhecimento pelo pensamento mítico para responder aos questionamentos universais. Compreendemos que as relações sociais aparecem refletidas nas simbologias dos mitos, sendo que algumas narrativas miticas são registradas em livros e outras encontram-se ainda conservadas na oralidade. A visão de mundo Maxakali, apresentada em forma de símbolos nas narrativas míticas, são por consequência detectadas nas relações sociais do grupo e também entre o homem e a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

A. CARVALHO, M. .; CANGUSSU GALVÃO ALVES, T. .; P. CAMBRAIA, R. . O POVO INDIGENA MAXAKALI E SUAS NARRATIVAS MÍTICAS. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 35–41, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1847. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos