Professores/as que ensinam Matemática e o trabalho docente remoto: a experiência do presente e o olhar para o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a06

Palavras-chave:

Professores, Matemática, Trabalho Remoto, Pandemia

Resumo

Investigamos o que representa/significa o ensino remoto para os/as professores/as que ensinam Matemática no Distrito Federal (DF). O estudo qualitativo, de cunho exploratório, teve como participantes 42 professores/as que atuam em escolas públicas do DF. Os dados foram coletados por meio de um questionário aberto cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a maior parte dos/as professores/as lidou com dedicação e empenho no ensino remoto, acreditam que este é um momento de possibilidades de ressignificação e mudanças do/no processo de ensino-aprendizagem e reconhecem limitações no atendimento aos estudantes, na mesma proporção em que reconhecem, também, as potencialidades do uso de recursos tecnológicos para o ensino da Matemática, além de uma pequena parcela que se mostrou menos confiante sobre as possíveis contribuições que o ensino remoto pode oferecer quanto ao uso de tais recursos.

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Publicado

23-05-2022

Como Citar

TEIXEIRA, C. de J.; FERREIRA, W. C.; FRAZ, J. N.; MOREIRA, G. E. Professores/as que ensinam Matemática e o trabalho docente remoto: a experiência do presente e o olhar para o futuro. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 6, n. 12, p. 1–17, 2022. DOI: 10.46551/emd.v6n12a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4920. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos