Número Especial — Inteligência Artificial (IA) na Educação Matemática
A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma tecnologia do futuro para se tornar uma realidade tangível e disruptiva em todos os setores da sociedade, inclusive na Educação. Na Educação Matemática, sua inserção provoca um momento de profunda reflexão, exigindo que pesquisadores, formadores de professores e docentes (re)pensem fundamentos epistemológicos, metodologias de ensino, processos de avaliação e a própria formação humana no século XXI. Assim, esta edição temática se propõe a criar um espaço privilegiado de debate crítico e investigação sobre as intersecções entre IA e Educação Matemática. Longe de abordagens meramente instrumentalistas, que veem a IA apenas como uma ferramenta, esta proposta busca fomentar discussões e investigações que contemplem, dentre outros, os temas a seguir:
- A redefinição do ensinar e do aprender conteúdos matemáticos;
- A personalização do ensino de Matemática e o uso de metodologias ativas e inclusivas;
- A ética, os vieses algorítmicos e as novas formas de avaliar a aprendizagem matemática;
- A formação de professores e os novos desafios nas Licenciaturas em Matemática;
- A investigação de novos contextos pedagógicos e tecnológicos para desenvolver a aprendizagem matemática;
- Design de atividades investigativas e propostas de modelagem matemática mediadas por IA;
- Estratégias para usar a IA para promover a argumentação, a criatividade e o pensamento crítico em matemática;
- Análise de erros e possibilidades de feedback gerados por sistemas de IA;
- Desenvolvimento de instrumentos avaliativos que valorizem processos cognitivos não automatizáveis;
- Uso da IA na Educação Matemática inclusiva — para estudantes com deficiência, altas habilidades etc.;
- Experiências em contextos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação rural ou comunidades quilombolas e indígenas;
- Análises comparativas internacionais sobre políticas e implementação de IA na Educação Matemática;
- A inserção da IA na pesquisa acadêmica, riscos e potencialidades;
- Os impactos da inserção de sistemas de tutoria inteligente na Educação;
- As potencialidades e limitações de chatbots educativos para dúvidas em Matemática;
- Big data e aprendizagem de máquina na análise de interações dos estudantes;
- Análise crítica das plataformas de treinamento com feedback automatizado na Educação Matemática;
- Papel do professor de Matemática na era da IA.
O periódico Educação Matemática em Debate, eISSN 2526-6136, com seu compromisso com a discussão de temas relevantes e contemporâneos, apresenta-se como o fórum ideal para congregar pesquisas, experiências e debates que ajudem a comunidade a navegar por esse novo território de forma consciente e propositiva.
Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol.
Sobre o trâmite de avaliação das propostas submetidas, embora as autoras e autores possam submeter à apreciação da Educação Matemática Debate quantos artigos desejarem, cada autora e autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no número especial, seja na autoria ou coautoria.
Os textos devem ser submetidos diretamente na plataforma OJS do periódico (neste link), na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos artigos e o template.
O artigo deve ser elaborado no template, disponível neste link.
No Passo 1 do processo de submissão on-line, é preciso escolher a seção Inteligência Artificial (IA) na Educação Matemática, para que o artigo seja encaminhado à editoria convidada. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular do periódico.
Os autores e as autoras que submeterem propostas ao Número Especial atuarão como avaliadores (pareceristas) dos artigos enviados para o referido Número.
Todos os artigos aprovados serão revisados por profissional contratado pela editoria do periódico, com financiamento do CNPq/Capes.
Alguns artigos serão selecionados pela editoria convidada para serem traduzidos para o inglês, sendo a publicação bilíngue.
Tipos de Trabalho Aceitos
- Artigos originais de pesquisa (empírica ou teórica)
- Relatos de experiência sistematizados e críticos
- Ensaios teóricos inéditos e com temáticas atuais
- Estudos de revisão sistemática ou de estado do conhecimento ou da arte, com significativa análise e não limitados a sumarizar a produção mapeada
Prazo Sugerido para Submissões
- Lançamento da Chamada: agosto de 2025
- Prazo Final para Submissões: fevereiro de 2026
- Previsão de Publicação: julho 2026
Editores Convidados
- Dr. Celso Ribeiro Campos (PUC-SP)
- Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. (UFJF)
- Dr. Cassio Cristiano Giordano (FURG)











