A produção do GT13 em Educação Matemática para surdos a partir dos anais do SIPEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a18

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Bilinguismo, Surdez

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as tendências nas pesquisas sobre Educação Matemática de surdos nos Anais dos VI e VII Sipem a partir da criação do GT13, situando as relações desses estudos com as reivindicações do movimento surdo. Para tanto, foram selecionadas oito pesquisas do VI Sipem (2015) e dez do VII Sipem (2018), totalizando 18 publicações. Inicialmente, os resumos dos 18 trabalhos selecionados foram organizados em um único corpus textual para serem processados no software Iramuteq, gerando graficamente uma nuvem de palavras que possibilitou a definição das categorias emergentes: i) a atuação do intérprete na aula de Matemática; ii) formação do professor de Matemática; e iii) ensino, em Libras, de conceitos matemáticos. O ensino de Matemática em Libras foi o tema mais enfocado nas pesquisas analisadas, evidenciando que a mediação didática diretamente em Libras pode favorecer aspectos da cognição visual dos estudantes surdos, o que está em conformidade com a perspectiva da Pedagogia surda.

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Publicado

16-11-2022

Como Citar

VIGAS, T. S. de A.; PEIXOTO, J. L. B.; SILVA, F. dos S. A produção do GT13 em Educação Matemática para surdos a partir dos anais do SIPEM. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 6, n. 12, p. 1–15, 2022. DOI: 10.46551/emd.v6n12a18. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4981. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Seção

Artigos