Intervenção Educativa no Conhecimento de Profissionais da Educação Infantil Sobre Transtorno do Espectro do Autismo

Educational intervention in the knowledge of children's education professionals on autism spectrum disorder

Autores

  • Vanessa Souza de Araújo Saeger Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Laura Vicuña Santos Bandeira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Steffany Lara Nunes Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Victor Bruno da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Ana Júlia Soares Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • João Pedro Parrela Muniz Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ionara Aparecida Mendes Cezar Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Fernanda Alves Maia Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Marise Fagundes Silveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.46551/ruc.v25n2a2

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Capacitação, Educação, Docentes

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educacional para profissionais da educação infantil sobre o conhecimento acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método: trata-se de um estudo de intervenção realizado com uma amostra de professores da educação infantil da rede pública do município de Montes Claros, MG, Brasil. Foi conduzida por uma equipe de profissionais da saúde, como experiência em TEA, quinzenalmente, em cinco módulos. Os temas abordados nos módulos foram: O que é TEA?; Apresentação do Modified Checklist for Autism in Toddlers; Como identificar criança com sinais de TEA no contexto escolar; Observando o contexto escolar; Como realizar os encaminhamentos das crianças com possíveis sinais do TEA?. Pré e pós-capacitação, foi aplicado um questionário com 29 variáveis (assertivas) para avaliar a efetividade da intervenção. Utilizou-se o teste Quiquadrado de McNemar para comparar o desempenho pré e pós-intervenção. Resultados: participaram da capacitação 674 profissionais da educação infantil, e desses, 345 responderam aos questionários pré e pós-intervenção. Observou-se aumento no número de acertos e redução no número dos que não souberam responder as assertivas. Conclusão: a intervenção educativa foi efetiva e contribuiu para a aquisição de conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista entre os profissionais da educação. 

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Biografia do Autor

Vanessa Souza de Araújo Saeger, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da Saúde

Laura Vicuña Santos Bandeira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Psicopedagoga, Mestre em Ciências da Saúde

Steffany Lara Nunes Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Fonoaudióloga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes

Victor Bruno da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Médico, Mestre em Ciências da Saúde

Ana Júlia Soares Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Acadêmica de Medicina

Ionara Aparecida Mendes Cezar, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da Saúde

Fernanda Alves Maia, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Bióloga, Doutora em Ciências da Saúde

Marise Fagundes Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Estatística, Doutora em Ciências da Saúde

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

SOUZA DE ARAÚJO SAEGER, V.; VICUÑA SANTOS BANDEIRA, L.; LARA NUNES OLIVEIRA, S. .; BRUNO DA SILVA, V. .; JÚLIA SOARES OLIVEIRA, A.; PARRELA MUNIZ, J. P.; APARECIDA MENDES CEZAR, I.; ALVES MAIA, F. A. M.; FAGUNDES SILVEIRA, M. . Intervenção Educativa no Conhecimento de Profissionais da Educação Infantil Sobre Transtorno do Espectro do Autismo: Educational intervention in the knowledge of children’s education professionals on autism spectrum disorder. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 1–20, 2023. DOI: 10.46551/ruc.v25n2a2. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/5790. Acesso em: 13 abr. 2024.

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