Perfil Ocupacional, Comportamentos e Saúde Segundo Diferenciais de Gênero entre Professores da Rede Pública

Autores

  • Tatiana Almeida de Magalhães Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Marise Fagundes Silveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Jairo Evangelista Nascimento Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Marta Raquel Mendes Vieira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Emerson Willian Santos de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Efigênia Ferreira e Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Desirée Sant’Ana Haikal Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.46551/ruc.v22n2a12

Palavras-chave:

Diferença de gênero; Professores; Comportamento; Saúde.

Resumo

Resumo: Objetivou-se identificar possíveis diferenciais de gênero entre professores segundo o perfil laboral, comportamentos e saúde. Trata-se de um estudo de prevalência usando amostra probabilística por conglomerados de docentes do ensino básico da rede pública de um município norte mineiro. Foram estimadas prevalências e análises bivariadas corrigidas pelo desenho amostral. Dos 745 docentes investigados, as mulheres representam ampla maioria (85,4%), apresentaram maiores proporções de casadas/união estável e divorciadas/viúvas, com filhos, de classe social mais baixa, perfil laboral precário, com melhores comportamentos relacionados à saúde, apesar de relatarem maior autopercepção negativa de sua aparência e pior qualidade de vida nos domínios físico e psicológico em relação aos homens. Já os homens apresentaram um melhor perfil laboral, maiores frequências de comportamentos não saudáveis e menor busca por assistência médica/odontológica. Observou-se consideráveis diferenças entre os gêneros, demonstrando que são as mulheres que refletem o maior peso da precarização profissional e os homens, os piores comportamentos de saúde. Desse modo, este estudo contribui para que as políticas públicas repensem as oportunidades sociais e questões de saúde relacionadas aos gêneros dentro da classe docente. 

Palavras chaves: Diferença de gênero; Professores; Comportamento; Saúde.

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Biografia do Autor

Marise Fagundes Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

A coautora trabalhou na coleta de dados, análises e revisão

Jairo Evangelista Nascimento, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

O coautor participu da coleta de dados, análises e revisão

Marta Raquel Mendes Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

A coautora na coleta de dados, análises e revisão

Emerson Willian Santos de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

O coautor trabalhou na coleta de dados e revisão

Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

A coautora trabalhou na revisão crítica do artigo.

Desirée Sant’Ana Haikal, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

A coautora é orientadora da autora principal e participou na concepção, coleta, análise e interpretação dos dados, redação do artigo.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

MAGALHÃES, T. A. de .; FAGUNDES SILVEIRA, M. .; NASCIMENTO, J. E.; VIEIRA, M. R. M.; ALMEIDA, E. W. S. de; MARTINS, A. M. E. de B. L.; FERREIRA E FERREIRA, E.; HAIKAL, D. S. Perfil Ocupacional, Comportamentos e Saúde Segundo Diferenciais de Gênero entre Professores da Rede Pública. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1–22, 2020. DOI: 10.46551/ruc.v22n2a12. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/3622. Acesso em: 29 mar. 2024.

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