EDUCAÇÃO E PANDEMIA

AS IMPRESSÕES DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR SOBRE AS AULAS ON-LINE (2020-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp202326

Palavras-chave:

Pandemia, aulas online, professores da educação superior

Resumo

O presente estudo teve como objetivo central compreender a perspectiva de professores de ensino superior privado com o ensino remoto nos anos de 2020 e 2021, durante o distanciamento social provocado pela pandemia de COVID-19. Submetidos à uma situação de urgência, sem tempo, recursos ou oportunidade de se prepararem, como os professores se adaptaram e como enfrentaram as dificuldades? A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, envolvendo um questionário digital com questões objetivas e outras abertas, elaborado no Google Forms, direcionado aos docentes do curso de direito de uma faculdade privada na região do norte de Minas Gerais.  Os resultados foram analisados quanto ao seu conteúdo e estatisticamente conforme a natureza da pergunta. O resultado revelou que, embora tenham se adaptado, os docentes enfrentaram inúmeros percalços, angústias e inseguranças, um cotidiano de busca de recursos didáticos alternativos e criatividade para o seguimento das aulas.  Compras de equipamentos, mudanças de layouts residenciais, conflitos, divergências familiares e ajudas mútuas fizeram parte dessa experiência docente. A conclusão que se pôde chegar é que mesmo com o estresse intrínseco ao processo de adaptação, com a todas as dificuldades enfrentadas e com todas as preocupações sobre a aprendizagem dos acadêmicos, os docentes perceberam a experiência como um evento que ampliou seus conhecimentos no segmento da comunicação informatizada e acreditam que a experiência irá impactar, de maneiras diversas, o futuro da educação superior.

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Biografia do Autor

Wellem Ribeiro da silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora Universitária. Graduada em Direito pela Faculdade Aldete Maria Alves – FAMA. Mestra em Desenvolvimento Social, pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Doutoranda em Desenvolvimento Social, pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Membro participante do Núcleo de Estudos Espaço Feminino (NEFE) da Unimontes. E-mail: wellemribeiro@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6008-4670

Aurora Maria de Morais, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora Universitária. Graduada em Psicologia, pelo Centro Universitário Newton de Paiva. Mestra em Desenvolvimento Social, pela Universidade Estadual de Minas Gerais – Unimontes. Especialista em Gestão de Pessoas pela FGV. Especialista em Educação a Distância e em Psicologia e Educação de Trânsito, pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC. E-mail: auroramariamorais@gmail.com.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0680-443

Marco Túllio Brazão-Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professor Universitário. Graduado em Odontologia, pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Mestre em Patologia Geral pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Doutor em Ciências da Saúde, pela Universidade de São Paulo – USP. Docente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. E-mail: marcotullio@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1957-949X

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professora Universitária. Graduada em História e Pedagogia, pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais – Unimontes. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPED)/Unimontes. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4785-7963 E-mail: shirley.almeida@unimontes.br

Gilmar Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professor Universitário. Graduado em Filosofia, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.  Mestre em Ciência Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutor em Educação pela PUC São Paulo. Docente do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Docente no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social. E-mail: gilrds50@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2953-6055

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

da silva, W. R., de Morais, A. M., Brazão-Silva, M. T., Nogueira de Castro e Almeida, S. P., & Ribeiro dos Santos, G. (2023). EDUCAÇÃO E PANDEMIA : AS IMPRESSÕES DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR SOBRE AS AULAS ON-LINE (2020-2021). Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(2), 216–237. https://doi.org/10.46551/rssp202326