NOTAS SOBRE TRABALHO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

PERFIL DOCENTE DO DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Autores

  • Letícia Barros Palma da Rosa Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),
  • Juan Retana Jimenez Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),
  • Virginia Fernanda Januário Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),
  • Susana Maria Maia Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense
  • Katthelyn Cristina Santos de Abreu Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202119

Palavras-chave:

Educação Superior, Ensino Remoto Emergencial, Trabalho Docente

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar a adoção do ensino remoto emergencial no contexto da Pandemia de Covid-19, com ênfase nos impactos sobre o trabalho docente. Parte-se da experiência construída no âmbito do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal Fluminense, Campus de Rio das Ostras (composto por professores dos cursos de Serviço Social e Enfermagem), em especial, do estudo exploratório acerca do perfil docente sistematizado no período inicial da pandemia, no intuito de subsidiar a construção de proposta de desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no formato remoto, devido às condições sanitárias e de contenção à disseminação da Covid-19. Os dados apresentados, que se referem ao primeiro semestre de 2020, subsidiaram uma leitura ampla das condições de trabalho e de saúde levadas em consideração para o planejamento de atividades realizadas de forma remota. É possível identificar, a partir dos mesmos, que o contexto da pandemia – e do trabalho remoto – afetaram diretamente as relações de trabalho e vida das (os) professoras (es), desde a organização do trabalho docente e trabalho doméstico, como de suas relações interpessoais e aspectos relacionados à saúde mental. Por fim, considera-se que, apesar dos limites e das imposições advindas da própria Universidade, os estudos e levantamentos realizados no período, constituem-se forma de resistência e defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e universal.

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Biografia do Autor

Letícia Barros Palma da Rosa, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

Letícia Barros Palma da Rosa
Doutora em Serviço Social / UFRJ
Instituição: Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF)
E-mail: leticiabpr@yahoo.com.br
ID Lattes: 5665266514220440

Juan Retana Jimenez, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

Juan Retana Jimenez E-mail:  juanretanajimenez@id.uff.br Endereço para acesso ao currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/7791365412484393 Vínculo institucional: professor associado - Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF), País de origem: Costa Rica Maior titulação: Pós-doutorado em Serviço Social/ PPFSS/UFJF/MG Nº ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8982-3473

Virginia Fernanda Januário, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

Virginia Fernanda Januário virginiajanuario@id.uff.br Lattes http://lattes.cnpq.br/5580122935516053 Professora Adjunta RIR/IHS/UFF Brasileira Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ Orcid https://orcid.org/0000-0002-7060-6855

Susana Maria Maia, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense

Susana Maria Maia
E-mail: smmaia@yahoo.com.br
http://lattes.cnpq.br/0032754877889877
Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Brasil
Doutora em Serviço Social
https://orcid.org/0000-0002-8902-8290

Katthelyn Cristina Santos de Abreu, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

Katthelyn Cristina Santos de Abreu
E-mail: katthelyn.cristina@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/4913047893777162
Graduana em Serviço Social - UFF/Rio das Ostras
Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Brasil
Técnica em Química.

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Barros Palma da Rosa, L., Retana Jimenez, J. ., Fernanda Januário, V. ., Maria Maia, S. ., & Santos de Abreu, K. C. (2021). NOTAS SOBRE TRABALHO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: PERFIL DOCENTE DO DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 57–83. https://doi.org/10.46551/rssp.202119

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