DETERMINAÇÕES REFLEXIVAS ENTRE CAPITALISMO, COLONIALISMO E RACISMO

ASPECTOS PARA PENSAR A PERMANÊNCIA ESCOLAR EM CONSONÂNCIA COM OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp202320

Palavras-chave:

capitalismo, colonialismo, racismo, Educação, permanência escolar

Resumo

O presente trabalho tece reflexões teórico-críticas a respeito das determinações do capitalismo, racismo e colonialismo na dimensão da permanência estudantil, a partir da experiência como assistentes sociais no espaço sócio-ocupacional da política de educação. Recorre ao pensamento de Frantz Fanon e às contribuições fundamentais de Deivison Faustino para pensar a escola “branca”, eurocêntrica-colonial, como instrumento de quebra da noção de sujeito genérico e desafio para a permanência dos estudantes negros, o que impõe por exigência uma política de educação essencialmente antirracista, em consonância com os princípios fundamentais do Código de Ética do/da Assistente Social.

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Biografia do Autor

Carola Carbajal Arregui, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade da República de Uruguai (1992), mestrado (1998) e doutorado (2005) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou o seu pós-doutorado em economia pela Universidade Pierre Mendès France em Grenoble/França (2012). É professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisadora e líder do Núcleo Pesquisa Cidades e Territórios (certificado pelo CNPq). 

Helyene Rose Cruz Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Estudante de doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) - Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPS/PROEX).

Juliana Fernanda da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Hortolândia. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Políticas Sociais - Programa de Pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. Estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Brasil. Bolsista do Conselho Nacional Científico e Tecnológico - CNPq.

Thaís Ribeiro Esteves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Jacareí. Docente na Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Mestre em Serviço Social pela PUC-SP e em Avaliação e Gestão de Políticas Sociais pela Universidade de Grenoble Alpes – França. Estudante de doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) - Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPS/PROEX).

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Carbajal Arregui, C., Cruz Silva, H. R., da Silva, J. F., & Ribeiro Esteves, T. (2023). DETERMINAÇÕES REFLEXIVAS ENTRE CAPITALISMO, COLONIALISMO E RACISMO: ASPECTOS PARA PENSAR A PERMANÊNCIA ESCOLAR EM CONSONÂNCIA COM OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(2), 86–109. https://doi.org/10.46551/rssp202320

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