Grupos educativos para idosos na Estratégia Saúde da Família: uma nova perspectiva

Autores

  • Ana Maria Vitrícia de Souza Pós-graduanda em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES
  • Andreza Miranda de Abreu Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
  • Antônia Gonçalves de Souza Discente do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FipMoc
  • Kéury Guimarães Pereira Enfermeira Residente em Saúde Cardiovascular pelo Hospital das Clínicas UFMG.
  • Luís Paulo Souza e Souza Enfermeiro Mestrando em Enfermagem pela UFMG.
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Doutora em Ciências da Saúde pela UNIMONTES
  • Romerson Brito Messias Médico pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Tamara Figueiredo Enfermeira Residente em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer - INCA.

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação em saúde, Saúde do idoso, Serviços de saúde

Resumo

O estudo objetiva relatar a experiência da equipe da Estratégia Saúde da Família Eldorado I, em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, quanto à realização de grupo de idosos em sua área de abrangência. Estudo descritivo, tipo relato de experiência. O grupo Castelo Branco foi criado em março de 2008 e atende, em média, 30 idosos. São realizadas atividades educativas, utilizando metodologia ativa e problematizadora, estimulando a participação dos idosos na construção do conhecimento. São discutidos temas voltados à faixa etária e os que são por eles demandados, além do desenvolvimento de ginástica, de trabalhos manuais, de apresentações culturais, de passeios, de quadrilhas, entre outros. Há maior conhecimento dos profissionais sobre as condições de saúde desses idosos, facilitando a identificação de fatores de risco e as necessidades de intervenção. Como manutenção do grupo, são realizados bazares, rifas e bingos, além de doações de instituições. Os aspectos facilitadores para a realização do grupo são a força de vontade dos idosos e a dedicação dos profissionais. Assim, depois da criação do grupo, os idosos estão mais independentes, menos poliqueixosos e se inseriram nas atividades comunitárias. Faz-se necessário o fortalecimento de ações direcionadas para o grupo para garantir, assim, uma melhor qualidade de vida, o convívio social e a autonomia dessa população.

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Publicado

25-05-2020

Como Citar

Maria Vitrícia de Souza, A. ., Miranda de Abreu, A., Gonçalves de Souza, A., Guimarães Pereira, K. ., Paulo Souza e Souza, L. ., Fernanda Santos Figueiredo, M., Brito Messias, R. ., & Figueiredo, T. (2020). Grupos educativos para idosos na Estratégia Saúde da Família: uma nova perspectiva. Revista Renome, 3(2), 162–169. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2588

Edição

Seção

Relato de Experiência

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