Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A página possui margens de 2,5 cm em todos os lados; o texto possui espaçamento de 1,5 pt entre linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e parágrafos com recuo de 1,25 cm. 
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão (documento principal) está em formato Microsoft Word e não há nenhuma identificação de autoria no mesmo.
  • Os documentos foram submetidos obedecendo tal organização: Documento principal (o corpo do artigo, não contendo nenhuma identificação sobre autores) e Documentos suplementares (4 documentos: Página de identificação [nome, ORCID iD, filiação e origem da pesquisa], Declaração de direitos autorais [anexo 2, não aceito assinatura digitalizada], Termo de tradução / revisão [anexo 1] e parecer do CEP, caso aplicável).

Diretrizes para Autores

A Revista Norte Mineira de Enfermagem (RENOME) adota o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass), em que os manuscritos são publicados tão logo sejam aprovados, promovendo celeridade no processo da comunicação científica. A RENOME tem toda a sua estrutura no formato digital, disponibilizada em endereço próprio (http://www.renome.unimontes.br). A publicação online permite que o acesso seja aberto (open access) e sem custos para baixa de arquivos (download) para fins de disseminação e consumo científico e educacional. A RENOME tem em sua política a não cobrança de taxas para submissão e para publicação.

 A RENOME adota a normalização dos Requisitos Uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos” (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692001000200002) (Estilo Vancouver). Os manuscritos poderão ser enviados em português ou inglês, com resumo no idioma original. Os demais resumos nos outros dois idiomas (inglês e espanhol, no caso do artigo original em português; português e espanhol, no caso do artigo em inglês).

As revisões (português e inglês) da versão final dos artigos deverão ser realizadas por Professores do curso de letras de Universidades públicas brasileiras. No último envio do artigo deverá ser anexada a declaração deste mesmo Professor e a declaração da sua Universidade comprovando vínculo com a instituição.

O manuscrito submetido à análise da RENOME não pode ter sido publicado ou encaminhado simultaneamente a outro periódico. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea a outro periódico, o artigo será desconsiderado.

Para publicação na RENOME, os manuscritos devem cumprir as diretrizes ético-legais que envolvem a elaboração de trabalhos acadêmicos e/ou técnico-científicos e a pesquisa com seres humanos ou com animais. Em casos de pesquisas com seres humanos (exceto dados de domínio público), atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012 (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf), o(s) autor(es) deve(m) mencionar no manuscrito e encaminhar à revista a cópia de aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão equivalente, quando tiver sido executada em outro país. Deverá também informar que todos os participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento ou Assentimento Livre e Esclarecido. 

Conforme a exigência da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, estudos tipo Ensaio Clínico (estudos experimentais randomizados deverão ter registro em plataforma que atenda os critérios elaborados por estas duas organizações (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos – REBEC http://www.ensaiosclinicos.gov.br/). 

Na pesquisa experimental, envolvendo animais, deverão ser levados em consideração os Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, disponível em: www.cobea.org.br), de 1991. Estas informações devem constar no método, de acordo com a recomendação do ARRIVE (https://www.nc3rs.org.uk/arrive-guidelines).

A RENOME adota softwares livres para identificação de plágio. Os artigos submetidos e encaminhados de acordo com as normas de publicação são enviados à pré-análise feita pelo Editor Científico Chefe que decidirá pela aprovação ou recusa do artigo caso ele não contemple o escopo do periódico, seja novo, verdadeiro e contribua para o avanço do conhecimento científico. Uma vez aprovado na pré-análise o manuscrito é enviado ao Editor de seção para seleção de avaliadores consultores. Após a avaliação dos avaliadores consultores, o Editor de seção realiza uma recomendação para o Editor Científico Chefe o qual com base nas avaliações feitas pelos avaliadores consultores e pelo Editor Associado decidirá pela aprovação, reformulação ou recusa do artigo.

Os artigos devem ser submetidos pelo sistema eletrônico da própria revista: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome

 

CATEGORIA DE MANUSCRITOS

Editorial – Texto sobre assunto de interesse para o momento histórico ou a produção do conhecimento, com possível repercussão Enfermagem e Saúde por demanda da Revista (convite). Limitado a 2 páginas, incluindo até 5 referências, quando houver.

Pesquisa – Estudo original e inédito, de investigação de natureza empírica ou experimental, segundo a metodologia científica, cujos resultados possam ser replicados e/ou generalizados e temas da área da Saúde e da Enfermagem. Deve conter: introdução, objetivo(s), método, resultados, discussão e conclusão (limitado a 15 páginas - todas as sessões do artigo, 6 autores e com até 25 referências). O Manuscrito deve ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e Coleta de Dados: no máximo cinco anos.

Revisão: Integrativa, sistemática, metassíntese, metanálise – apresentação avaliativa, crítica e sistematizada da evolução científica de temas da área da Saúde e da Enfermagem, fundamentada na literatura considerada pertinente e relevante. Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Em caso de revisão sistemática, esta tem o objetivo de responder a uma questão específica e de relevância para a área de Saúde e Enfermagem, formulada utilizando-se a estratégia PICO (Problema/paciente, Intervenção, Controle/comparação e Outcome - resultado/desfecho), devendo ser claramente abordada. Limitado a 15 páginas - todas as sessões do artigo,6 autores e sem limites para referências. 

Solicita-se que os protocolos das revisões sejam registrados no PROSPERO, https://www.crd.york.ac.uk/prospero/, ou disponibilizados em um site de acesso livre. Os autores deverão respeitar as seguintes diretrizes para escreverem cada tipo de revisão (https://www.equator-network.org/): - Revisões sistemáticas da literatura e meta-análises: PRISMA. - Scoping Review: PRISMA ScR

Relato de Experiência – refere-se às descrições de experiências de uma situação da prática (assistência, ensino, pesquisa, educação, gestão e extensão na área da Enfermagem ou da saúde), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, que sejam de interesse para a atuação profissional. Deve conter: introdução, descrição da experiência, discussão e conclusão (limitado a 10 páginas - todas as sessões do artigo,6 autores e com até 25 referências).

Reflexão - são textos reflexivos que trazem contribuições à evolução do pensamento e conhecimento em Enfermagem e Saúde (limitado a 10 páginas - todas as sessões do artigo, 6 autores, com até 25 referências).

Eventualmente, poderão ser publicados:

Autor convidado - Manuscrito elaborado por autor convidado. Deve conter no máximo 15 páginas - todas as sessões do artigo, até 25 referências;

Resenha - de obra contemporânea, avaliada como sendo de interesse do público alvo da RENOME (limitado a 2 páginas, até 3 autores, com até 2 referências, quando houver).

Carta ao Editor - limitado a 1 página.

Resposta do autor - máximo 500 palavras.

 

FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

Os manuscritos de todas as categorias aceitos para submissão à RENOME devem ser preparados de acordo com as normas editoriais da Revista, redigidos em português ou inglês. Devem ser digitados usando-se o processador MsWord com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2,5 cm em todos os lados, espaçamento de 1,5 pt entre linhas à partir da introdução, fonte Times New Roman, tamanho 12 e parágrafos com recuo de 1,25 cm. 

ESTRUTURA

a) Página de identificação (na submissão deverá ser anexada em documentos suplementares)

A página de identificação

O título do manuscrito deve conter no máximo de 15 palavras. TODO EM CAIXA ALTA. O título não deve apresentar abreviaturas e siglas. Deve apresentar o nome completo de cada autor, maior titulação, a instituição a qual pertence(m), com cidade, estado e país, e-mail e endereço ORCID. Limitando-se a 6 autores. Ex: Fulano da Silva, Doutor em Enfermagem pela Universidade Florence – MG, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, BR, contato@renome.br, ORCID: https://www.orcid.com.br/171111111. Se baseado em tese ou dissertação, indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada. Deve ser informado no manuscrito o apoio financeiro e outras conexões financeiras ou pessoais em relação ao seu trabalho (quando houver). O número de autores limita-se em 6 (seis) ou conforme o tipo de trabalho.

b) Documento principal

O documento principal, sem identificação dos autores, deve conter:

Título do artigo: no máximo de 15 palavras no idioma original do manuscrito.

Para os artigos de "pesquisa", o resumo deve ser apresentado no formato estruturado segundo as seções do manuscrito - Objetivo, Método, Resultados e Conclusões (pesquisas quantitativas) ou Considerações Finais (pesquisas qualitativas). Para os demais trabalhos, a estrutura deverá obedecer as sessões obrigatórias para o mesmo, excluindo a Introdução em todos.

Resumo: o resumo deve ser apresentado no idioma original do manuscrito, com limite de 150 palavras. A estrutura deve obedecer:  Objetivo: estabelecer a questão principal e/ou hipóteses a serem testadas. Métodos: descrever o desenho do estudo, população e procedimentos básicos. Resultados: descrever o resultado principal em uma frase concisa. Deve ser o mais descritivo possível. Níveis de significância estatística e intervalo de confiança somente quando apropriado. Conclusão: frase simples e direta em resposta ao objetivo estabelecido e baseada exclusivamente nos resultados apontados no resumo.

Incluir somente o resumo no idioma original do manuscrito, geralmente em português. As versões para o inglês (abstract) e espanhol (resumen)serão de responsabilidade dos autores que deverão, ao final de todas as correções solicitadas, contratar o serviço de tradução e encaminhar se aceito para publicação o comprovante das traduções quando solicitado pela RENOME. No último envio do artigo deverá ser anexada a declaração deste mesmo Professor e a declaração da sua Universidade comprovando vínculo com a instituição (Anexo 1 - Declaração de revisão Português / Inglês) (** Para acesso ao documento é necessário estar logado).

Descritores: devem ser indicados de três a cinco descritores que permitam identificar o assunto do trabalho, acompanhando o idioma dos resumos: extraídos do vocabulário DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) ou (MeSH) Medical Subject Headings.

Corpo do texto: Consiste no corpo do manuscrito composto pelas seguintes seções Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão (pesquisas quantitativas) ou Considerações Finais (pesquisas qualitativas), Agradecimentos (se houver) e Referências. Nas pesquisas qualitativas, as seções Resultados e Discussão podem ser redigidas conjuntamente.

Os agradecimentos devem ser feito às pessoas/instituições que contribuíram com a realização do estudo, mas que não se enquadram nos critérios de autoria. Devem ser citadas, se houver, as fontes de fomento da pesquisa.

Deve ser mencionada a existência ou não de conflitos de interesses em local anterior às referências (alinhado à direita, Times 12).

O número de referências é limitado conforme a categoria do manuscrito. As referências, apresentadas no final do trabalho, devem ser numeradas, consecutivamente, de acordo com a ordem em que foram incluídas no texto; e elaboradas de acordo com o estilo Vancouver. Exemplos de referências nesse estilo, elaborados e atualizados pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (U.S. National Library of Medicine - NLM), podem ser obtidos na URL <http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html>. No mínimo, 70% das referências devem ser produções publicadas nos últimos 5 anos.

 

Aspectos gerais

Autoria - O conceito de autoria adotado pela RENOME se baseia na contribuição substancial, no que se refere, sobretudo, à concepção e planejamento do projeto de pesquisa, obtenção, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica. Deve ser esclarecida na página de identificação a contribuição de cada autor, segundo estes critérios. Limita-se a seis o número de autores.

Direitos autorais - Os autores devem ceder os direitos autorais do artigo a Revista Norte Mineira de Enfermagem, por meio da Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais assinada por todos os autores (Anexo 2 - Declaração de Direitos autorais) (** Para acesso ao documento é necessário estar logado). A declaração de direitos autorais deve ser anexada em documentos suplementares.

Conflito de interesses: Todos os autores do manuscrito devem declarar as situações que podem influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou as conclusões do trabalho. Essas situações podem ser de origem financeira, política, acadêmica ou comercial. A inexistência de conflito de interesses também deve ser mencionada no corpo do manuscrito. Deverá ser escrito, quando houver, ao final do artigo, anterior às referências.

Citações – Para as citações indiretas deve ser utilizado o sistema numérico na identificação dos autores mencionados, de acordo com a ordem em que forem citados no texto. Os números que identificam os autores devem ser indicados sobrescritos e entre parênteses. Se forem seqüenciais, deverão ser indicados o primeiro e o último, separados por hífen, ex.: (1-4); quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, ex.: (1-2,4). As citações diretas não são permitidas nos artigos da RENOME.

Depoimentos - frases ou parágrafos ditos pelos participantes da pesquisa devem estar em itálico, entre aspas, times espaço simples entre linhas, fonte 11 com recuo de 3 cm da margem esquerda e espaço simples entre linhas. A sua identificação codificada a critério do autor, entre parênteses.

Ilustrações (tabelas e figuras): não podem ultrapassar o número de cinco. Devem estar inseridas no texto, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas

Tabelas:  Não utilizar traços internos horizontais ou verticais. É recomendável que o título seja breve e inclua apenas os dados imprescindíveis. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e não no cabeçalho ou título. Espaço simples, fonte Times New Roman n° 11.

Figuras: compreendem os gráficos, quadros, desenhos e fotografias Devem estar em escala de cinza. Em caso de uso de fotos, os sujeitos não podem ser identificados, ou então possuir permissão, por escrito, para fins de divulgação científica. Não devem repetir os dados contidos em tabelas. Nas legendas, os símbolos e outros sinais devem ser identificados e seu significado esclarecido.

Abreviações: Não devem ser usadas abreviaturas no título e subtítulos do manuscrito. No texto, usar somente abreviações padronizadas. Na primeira citação, a abreviatura é apresentada entre parênteses, e os termos a que corresponde devem precedê-la. 

Notas de rodapé: deverão ser indicadas por asteriscos, iniciadas a cada página e restritas ao mínimo indispensável.

Referências: Devem ser normalizadas de acordo com Estilo "Vancouver", norma elaborada pelo International Committeeof Medical Jounals Editors (http://www.icmje.org/), e o título do periódico deve ser abreviado de acordo com a Listof Journals Indexed (http://www.nlm.gov/tsd/serials/lji.html). A lista apresentada no final do trabalho deve ser numerada de forma consecutiva e os autores mencionados de acordo com a sequência em que foram citados no texto. No mínimo, 70% das referências devem ser produções publicadas nos últimos 5 anos.

Exemplos:

  • Artigo padrão

Galleguillos TGB, Oliveira MAC. A gênese e o desenvolvimento histórico do ensino de enfermagem no Brasil. Rev Esc Enferm USP. 2001;35(1):80-7

  • Artigo padrão com mais de seis autores

Fernandes JD, Guimarães A, Araújo FA, Reis LS, Gusmão MC, Margareth QB, et al. Construção do conhecimento de enfermagem em unidades de tratamento intensivo: contribuição de um curso de especialização. Acta Paul Enferm 2004;17(3): 325-32.

  • Livros como um todo

Polit DF, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. Trad. de Regina Machado Garcez. 3ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

  • Artigo de revista em formato eletrônico

Ito EE, Peres AM, Takahashi RT, Leite MJ. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev Esc Enferm USP [internet]. 2006 [citado em  31 out 2010] ;  40(4): 570-575. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n4/v40n4a16.pdf

 

** ESTRUTURA OBRIGATÓRIA DE SUBMISSÃO:

DOCUMENTO PRINCIPAL

  • Documento em formato MsWord, contendo o corpo do artigo (Título, Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão (pesquisas quantitativas) ou Considerações Finais (pesquisas qualitativas), Agradecimentos (se houver), Conflitos de Interesse (se houver) e Referências. Nas pesquisas qualitativas, as seções Resultados e Discussão podem ser redigidas conjuntamente.

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

  • Página de Identificação (Nome de todos os autores, e-mail do autor de correspondência, ORCID iD de todos os autores, filiação dos autores e origem da pesquisa: pesquisa de conclusão de graduação, conclusão de pós graduação, dissertação de mestrado, tese de doutorado, dentre outros). 
  • Cópia de aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (Caso aplicável).
  • Termo perante as responsabilidades e custos de revisão e tradução (Anexo 1 - Declaração de revisão Português / Inglês) (** Para acesso ao documento é necessário estar logado).
  • Declaração de Direitos autorais preenchido e assinado por todos os autores (Anexo 2 - Declaração de Direitos autorais) (** Para acesso ao documento é necessário estar logado).
  • RECOMENDAÇÃO ESSENCIAL !! A primeira avaliação da RENOME é com um Check-list perante as suas normas. Recomenda-se que cada autor, antes de finalizar a submissão check a mesma para agilização do processo. Não é necessário anexar o documento, é apenas uma pré conferência do autor que submete. (Anexo 4 - Check List inicial)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.