O ensino da radiologia na graduação médica

Autores

  • Ana Maria Vitrícia de Souza Pós-graduanda em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.
  • Fernando Talma Rameta Gonçalves Barbosa Enfermeiro Docente do Instituto Educacional Santa Cruz (IESC).
  • Romerson Brito Messias Médico Docente do Hospital Universitário Clemente de Faria
  • João Felício Rodrigues Neto Médico Doutor pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Luciana Mendes Araújo Médica Radiologista do Departamento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Casa de Montes Claros, MG, Brasil. Doutoranda pela UNIMONTES
  • Luís Paulo Souza e Souza Enfermeiro. Mestrando pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito Enfermeira Doutora pela UNIMONTES
  • Silvânia Paiva Santos Enfermeira Mestre pela UNIFESP.
  • Tatiana Carvalho Reis Enfermeira, Doutoranda pela UNIMONTES

Palavras-chave:

Radiologia, Educação Médica, Estudantes de Medicina

Resumo

O rápido desenvolvimento tecnológico e científico na
área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o seu papel
crescente no cuidado do paciente e no custo da medicina trazem um desafio aos educadores da área médica. Este estudo objetiva compreender o papel da radiologia na prática médica atual e refletir sobre o seu ensino nos cursos de graduação. Trata-se de uma revisão crítica da literatura, realizada em 2011 nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Pubmed (U.S. National Lybrary of Medicine) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Os resultados evidenciam a falta de padronização do ensino de radiologia nas instituições e apontam para a necessidade de reavaliação dos currículos médicos para se garantir o uso racional, consciente e eficaz dos recursos de imagem, com benefícios para o médico, para o paciente e para o sistema de saúde. Sugerem, ainda, que o estudante deve ser preparado para indicar corretamente exames de imagem, interpretar aqueles mais simples e solicitados em situações de urgência, além de compreender o laudo radiológico. Práticas contemporâneas de gestão de conhecimento sugerem estratégias para a formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Matushita JPK. História da Radiologia. Boletim CBR. 2002;168:16-7.
2. Boéchat AL, Sousa EG, Moreira FA, Koch HA. Proposta de um programa básico para formação do médico residente em radiologia e diagnóstico por imagem. Radiol Bras. 2007;40(1):33-7.
3. Lewis PJ, Shaffer K. Developing a National Medical Student Curriculum in Radiology. J Am CollRadiol. 2005;2(1):8-11.
4. Chorney ET, Lewis PJ. Integrating a Radiology Curriculum Into Clinical Clerkships Using Case Oriented Radiology Education. J Am CollRadiol. 2011;8:58-64.
5. Bloomfield JA. Radiology: Focus on the Medical Curriculum? AJR. 1982;138:980-81.
6. Ekelund L, Elzubeir M. Diagnostic Radiology in an Integrated Curriculum: Evaluation of Student Appraisal. AcadRadiol. 2000;7(11):965-70.
7. Relyea-Chew A, Chew FS. Dedicated core clerkship in Radiology for Medical Students: development, implementation, evaluation, and comparison with distributed clerkship. Acad Radiol. 2007;14(9):1127-36.
8. Fernandes C, Koch HA, Souza EG. O ensino da radiologia nos cursos de graduação em fisioterapia. Radiol Bras. 2003;36(6):363-66.
9. Pendergrass EP. The situation of radiology in medical education in the United States and Canada. The Radiological Society of North America. Presented at the Fifth International Congress of Radiology in Chicago; 1937 Sept. 13-7; Chicago, USA.
10. Colégio Brasileiro de Radiologia. Especialistas do CBR. Boletim CBR. 2002; 169:10-1.
11. Kourdioukova EV, Valcke M, Derese A, Verstraete KL. Analysis of radiology education in undergraduate medical doctors training in Europe. Eur J Radiol. 2011;78(3):309-18.
12. Silva VMC, Luiz RR, Barreto MM, Rodrigues RS, Marchiori E. Competence of sênior medical students in diagnosing tuberculosis based on chest X-rays. J Bras Pneumol. 2010;36(2):190-6.
13. Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº4 de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 9 nov. 2001; Seção 1, p.38.
14. Smart G. The Place of Radiodiagnosis in the Undergraduate Medical Curriculum. ProcroySoc Med. 1970;63:27-8.
15. Pascual TN, Chhem R, Wang SC, Vujnovic S. Undergraduate radiology education in the era of dynamism in medical curriculum: an educational perspective. Eur J Radiol. 2011;78(3):319-25.
16. du Cret RP, Weinberg EJ, Sellers TA, Seybolt LM, Kuni CC, Thompson WM. Role of radiology in medical education: perspective of nonradiologists. AcadRadiol. 1994;1:70-4.
17. Gunderman RB, Siddiqui AR, Heitkamp DE, Kipfer HD. The vital role of radiology in the medical school curriculum. AJR. 2003;180:1239-42.
18. Eisen LA, Berger JS, Hedge A, Schneider RF. Competency in Chest Radiography: a comparison of medical students, residents and fellows. J Gen Intern Med. 2006;21:460-65.
19. Dawes TJW, Vowler SL, Allen CMC, Dixon AK. Training improves medical student performance in image interpretation. Br J Radiol. 2004;77:775-76.
20. Gunderman RB, Stephens CD. Teaching medical students about imaging techniques. AJR. 2009;192:859-61.
21. Branstetter BF, Faix LE, Humphrey AL, Schumann JB. Preclinical medical student training in radiology: the effect of early exposure. AJR. 2007;188:W9-W14.
22. Royal College of Radiologists: Radiology for Medical Students 4. The place of Clinical Radiology and Imaging in Medical Student Education: recommended framework for curriculum design [citado 2012 Jan 17]; 6p. Disponível em: http://www.rcr.ac.uk/docs/radiology/pdf/medicalstudenttpaper4.pdf.
23. Lewia P, Shaffer K. Allianse of Medical Student Educators in Radiology (AMSER) National Medical Student Curriculum in Radiology [citado 2012 Jan 17]; 76p. Disponível em: http://www.aur.org/amser/AMSER_curriculum.html.
24. Orti PS. Diagnóstico de modelos de maturidade em educação coorporativa como ferramenta de gestão de conhecimento: um estudo de caso. São Paulo; 2010. Mestrado [Dissertação] – Universidade Estadual Paulista.
25. Nonaka I, Takeuchi H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus; 1997.
26. Allee V. Knowledge networks and communities of practice. OD Practitioner. 2000;32(4):1-15.
27. Davenport TH, Prusak L. Working knowledge: how organizations manage what they Know. Boston: Harvard Business School Press; 1998.
28. Bate SP, Robert G. Knowledge Manegement and communities of practice in the private sector: lessons for modernizing the National Health Service in England and Wales. Public Administration. 2002; 80(4):643-63.
29. Go AS, Rao RK, Dautermen KW, Massie BM. A systematic review of the effects of physician specialty on the treatment of coronary artery disease and heart failure in the UnitedStates. Am J Med. 2000;108(3):216-26.
30. Wenger E. Communities of practice. Cambridge: Cambridge University Press; 1998.
31. Wenger E, Snyder WM. Communities of practice: the organisational frontier. Harvard Business Review. 2000;139-45.

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

Maria Vitrícia de Souza, A. ., Talma Rameta Gonçalves Barbosa, F. ., Brito Messias, R. ., Felício Rodrigues Neto, J. ., Mendes Araújo, L., Paulo Souza e Souza, L., Fernanda Santos Figueiredo Brito, M., Paiva Santos, S. ., & Carvalho Reis, T. . (2020). O ensino da radiologia na graduação médica. Revista Renome, 3(2), 64–78. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2507

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)