IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ADEQUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES A NOVA NORMA DA BNCC
DOI :
https://doi.org/10.46551/rn2025071100130Mots-clés :
Educação Física. BNCC. Educação Infantil.Résumé
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendida como manifestação das possibilidades expressivas dos sujeitos produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. É fundamental frisar que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação básica permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Este trabalho tem o objetivo de apresentar propostas pedagógicas na área de Educação Física de forma a contribuir com as instituições para se adequarem as diretrizes estipuladas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, buscando realizar um trabalho que venha a contribuir para a melhoria na qualidade da educação dos alunos e servir como base para a preparação de crianças da Educação Infantil para a alfabetização. Especificamente, neste artigo, foram desenvolvidas atividades inseridas em planos de aula relacionadas à Educação Física no ensino infantil planejadas de forma a atender as especificações da BNCC, onde deverão ter como eixo principal orientar gestores e professores a utilizarem formas de induzir as crianças através de brincadeiras, interações e jogos à socialização, a integração entre os mesmos, garantindo suas autonomias e a criatividades. Este trabalho apresenta uma análise documental, que utiliza como material referêncial principal os documentos da BNCC como base de estudo e para os seus argumentos além de outros artigos similares para simplificação da norma. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que utiliza pesquisas bibliográficas das normas da BNCC. Como resultado foram desenvolvidos 3 planos de aulas de referência para posteriormente serem utilizados na elaboração de novos, sendo que em cada plano são apresentados comentarios e os resultados pretendidos com a aplicacão dos mesmos. A partir do estudo proposto neste artigo, acredita-se que as instituições tenham uma referência para adequarem seus processos de ensino, principalmente nas aulas de Educação Física para o ensino infantil, de forma a atingir os objetivos propostos pelas diretrizes do BNCC.
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