A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ricardo Teixeira da Rocha UNIMONTES
  • Vânia Olímpia Barbosa Silva Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Professores de Educação Física; Prática Pedagógica; Anos Iniciais.

Resumo

A prática pedagógica dos professores de Educação Física tem sido objeto de várias pesquisas acadêmicas no intuito de esclarecer o seu processo de construção, as preocupações que norteiam a sua intenção, bem como os desafios enfrentados na realidade escolar. Enquanto disciplina obrigatória do ensino básico, a Educação Física desenvolve possibilidades de movimentos, auxilia no processo de ensino e aprendizagem de outras disciplinas, promove ações de bem estar, sendo um importante eixo escolar. Por esta relevância, a presente pesquisa investigou a prática pedagógica dos professores de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a viabilização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica em conjunto com uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário que buscou identificar como acontecia a prática pedagógica dos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental; como era feito o planejamento de estratégias de ensino dos professores sujeitos da pesquisa; e conhecer a realidade do cotidiano destes professores da rede pública de ensino.

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Publicado

2022-07-29 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

TEIXEIRA DA ROCHA , R.; OLÍMPIA BARBOSA SILVA , V.; ANTÔNIO DE ARAÚJO LEITE FILHO , M. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 200–215, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5370. Acesso em: 12 ago. 2022.