EXERCÍCIO FÍSICO: EFEITOS NO ADOLESCENTE

Autores

  • Verla Figueiredo Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alenice Aliane Fonseca Programa de Pós Graduação em Saúde Pública – UFMG
  • Dayana Junqueira Ayres Silva
  • Alex Sander Freitas Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500120

Palavras-chave:

Exercício Físico, Adolescência, Comportamento

Resumo

A adolescência é um período de mudanças, que durante muito tempo foi associado a conflitos e tensões. Nesse contexto destaca-se o exercício físico, atuando como um agente contribuinte na saúde física e mental. Diante disso, este estudo tem o objetivo de compreender como a prática de exercícios físicos influencia no comportamento dos adolescentes, evidenciando os seus benefícios nessa fase específica. O presente trabalho adota uma abordagem metodológica bibliográfica, considerando as seguintes bases de dados: Scientific Electronic Lybrary Online (SciELO), Google Acadêmico, Portal Capes/Mec. Os resultados indicam que a prática regular de exercícios físicos tem impactos positivos no comportamento dos adolescentes, melhorando o desempenho acadêmico, o controle emocional e a autoestima, além de reduzir comportamentos de risco, como o uso de drogas e o isolamento social, portanto, favorecendo a saúde física, mental e social. O estudo também sugere que pesquisas futuras poderiam investigar como diferentes modalidades esportivas influenciam na evolução da conduta dos adolescentes ao longo do tempo, bem como o impacto de fatores contextuais, como suporte familiar e condições socioeconômicas, na adesão e nos benefícios percebidos.

Downloads

Downloads

Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

Versões

Como Citar

FIGUEIREDO SANTOS, Verla; ALIANE FONSECA, Alenice; JUNQUEIRA AYRES SILVA, Dayana; FREITAS, Alex Sander. EXERCÍCIO FÍSICO: EFEITOS NO ADOLESCENTE. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 83–94, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500120. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8782. Acesso em: 6 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>