JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Marisa de Paula Nogueira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alenice Aliane Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Dayana Junqueira Ayres Silva Secretaria Estadual de Educação – Minas
  • Alex Sander Freitas Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500114%20

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos, Brincadeiras, Cultura Popular, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Os jogos e brincadeiras na Educação Física Escolar são fundamentais para o desenvolvimento infantil, promovendo benefícios cognitivos, afetivos, sociais e motores. Este estudo teve como objetivo investigar a reintegração dos jogos e brincadeiras populares nas aulas de Educação Física, enfatizando a importância de valorizar a cultura local e regional como construção social e histórica. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática das bases SciELO, Google Acadêmico, Bireme e Latindex. Nos resultados, foram identificados 96 artigos, dos quais 10 foram selecionados após a exclusão de duplicatas e a análise de títulos, resumos e textos completos. A análise revelou que, embora os jogos e brincadeiras sejam reconhecidos pelo seu valor educacional, sua implementação nas escolas enfrenta desafios, como a falta de formação adequada dos professores e a escassez de recursos. Conclui-se que, para que os jogos e brincadeiras cumpram seu papel no desenvolvimento integral dos alunos e na preservação cultural, é essencial superar esses desafios e desenvolver instrumentos de avaliação apropriados.

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Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

Versões

Como Citar

DE PAULA NOGUEIRA, Marisa; ALIANE FONSECA, Alenice; JUNQUEIRA AYRES SILVA, Dayana; FREITAS, Alex Sander. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 24–34, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500114 . Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8783. Acesso em: 13 ago. 2025.

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