https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/issue/feedRENEF2024-03-05T19:10:04+00:00Amario Lessa Junior/Geraldo Magela Durãesrenef@unimontes.brOpen Journal Systems<p>A Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF, ISSN 2526-8007, é uma publicação do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, é uma revista de periodicidade <strong>semestral</strong> e tem por objetivo publicar pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento acerca do movimento humano relacionado à Educação Física, Esporte, o bem-estar físico e psíquico e áreas afins. Serão aceitos os seguintes formatos para publicação: Artigo Original, Artigo de Revisão, Estudo de Caso, Artigo Técnico, Artigo de Opinião e resumos. Para publicação de estudos de caso, a metodologia seguida deverá ser rigorosa e expressa no manuscrito.</p>https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7357TREINAMENTO DE FORÇA PARA IDOSOS: UMA SÍNTESE DO POSICIONAMENTO DA NATIONAL STRENGTH AND CONDITIONING ASSOCIATION2024-01-25T23:25:00+00:00Maurício Costamauriciocostafisioterapia@gmail.comWellington Danilo Soareswdansoa@yahoo.com.brFrederico Sander Mansur Machadofrederico.machado@unimontes.brVinicius Dias Rodriguesvinicius.rodrigues@unimontes.brRenato Sobral Monteiro Júniorrenato.monteiro@unimontes.br<p>O posicionamento da <em>National Strength and Conditioning Association </em>(NSCA) (Fragala <em>et al., </em>2019) apresenta um estado da arte da literatura relevante atual e fornece recomendações baseadas em evidências para a prescrição do treinamento resistido para idosos. Baseado nisso, o presente <em>Point of View</em> sintetiza e divulga em português o posicionamento da NSCA para a implementação de boa prática baseada em evidência, de modo a ser utilizada por profissionais do movimento humano.</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 RENEFhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7478EDITORIAL2024-02-28T13:34:15+00:00Amario Lessa Junioramario.junior@unimontes.brGeraldo Magela Durãesgmdmoc@gmail.com<p>Caros leitores,</p> <p> </p> <p>Nas páginas da RENEF - Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, continuaremos sendo um espaço onde não apenas examinamos as nuances científicas da Educação Física, mas também celebramos a paixão que impulsiona as competições a superarem desafios aparentemente intransponíveis. Que os exemplos desses atletas inspirem educadores, pesquisadores e estudantes a aplicar esses princípios em suas próprias jornadas. Para que possamos cada vez mais colaborar com a ampliação do conhecimento e da informação, de forma a contribuir com a melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, somos guiados pelo Barão Pierre de Coubertin, que idealizou os Jogos Olímpicos, e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em nossa universidade, no estado e no Brasil. E que o lema olímpico, Citius, Altius, Fortius (que em latim significa “o mais rápido, o mais alto, o mais forte”), seja não apenas um guia para atletas, mas uma inspiração constante para a elevação contínua do conhecimento, da prática na Educação Física, esporte, saúde e qualidade de vida. Assim aproveitem ao máximo das nossas publicações, e que as mesmas contribuam para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e humano. Vamos as leituras.</p> <p> </p> <p>Amário Lessa Júnior</p> <p>Geraldo Magela Durães</p> <p>Editores - RENEF</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 RENEFhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7189INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VERDADE OU UTOPIA?2023-12-04T12:47:38+00:00Wellington Danilo Soareswdansoa@yahoo.com.brLuana Larissa Caetano Soaresluanahsoares@outlook.comPaulo Eduardo Gomes de Barrospaulo.barros@unimontes.brWalter Luiz Mourawalter.moura@unimontes.br<p>Identificar se a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física se configura como verdade ou utopia. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e transversal. Participaram do estudo 30 professores de Educação Física de escolas públicas e privadas da cidade de Montes Claros – MG. Os participantes responderam a um questionário composto de 20 questões elaboradas pelos autores. A análise dos dados foi realizada através de uma análise descritiva com valores em frequência absoluta e relativa. Participaram do estudo professores de Educação Física Escolar com idade de 25 a 49 anos (com predomínio do sexo masculino (51,3 %), sendo que a maioria (67,3%) possui mais de 5 anos de docência. Os professores foram questionados se cursaram alguma disciplina na grade curricular da graduação relacionada à inclusão, e 83,3% (n=25) deles responderam que sim enquanto (16,7 %) n=5 responderam não. O que demonstra que a maioria dos professores tem conhecimento das importâncias em saber lidar com alunos com deficiência. Buscamos abordar se os professores recebem suporte da escola e outros profissionais especializados, pudemos identificar que 46,7% (n=14) apontaram que às vezes recebem esse apoio e apenas 13,3% (n=4) sempre recebem suporte e apoio. O estudo aponta várias dificuldades encontradas para proporcionar uma educação inclusiva de qualidade, principalmente no âmbito escolar. Isso inclui a falta de acessibilidade para alunos com deficiência, a ausência de uma ênfase suficiente na formação de professores em educação inclusiva, bem como a falta de apoio do corpo pedagógico escolar para acesso a cursos e palestras nessa área. Isso mostra a importância de continuar trabalhando para construir ambientes educacionais mais inclusivos e libertadores para todos.</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 RENEFhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7185PERCEPÇÃO DOS RESULTADOS COM A PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO2024-02-06T17:40:53+00:00Janaina Gonçalves Schmidt de Paulajanainagoncalvesschmidtdepaula@gmail.comFrancisco Marques da Silva Júniorfrancisco.acdm@gmail.comGrazielle Lucy da Silva RosaGb7personal@gmail.comWaldney Roberto de Matos e Ávilawaldney.avila@unimontes.brGiovanna Mendes Amaralgiovannamamaral@gmail.comJean Claude Lafetájean.lafeta@unimontes.brHellen Veloso Rocha Marinhohellenvrmarinho@gmail.com<p>O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção dos resultados obtidos com a prática de musculação. A amostra foi composta por 256 indivíduos, de ambos os sexos, com idade média de 30,94 ± 9,60 anos, sendo 134 masculino e 122 feminino. Os participantes responderam um formulário contendo questões relacionadas aos objetivos do presente estudo. Foi utilizado o teste qui-quadrado para comparar, entre sexos, os objetivos e a percepção dos resultados obtidos, considerando um nível de significância α ≤ 0,05. Foi evidenciado que entre os objetivos avaliados, hipertrofia muscular foi o resultado percebido pelo maior percentual de participantes, seguido por condicionamento físico, emagrecimento e definição muscular. Além disso, destaca-se que 99,61% relataram melhora com relação aos objetivos almejados com a prática da musculação. Foi evidenciada diferença entre os sexos na percepção dos resultados obtidos para hipertrofia e aumento de força musculares, sendo que a maioria do homens informaram melhora completa para hipertrofia muscular e todos os homens que relataram ter como objetivo aumento de força muscular informaram ter alcançado seus objetivos. Não houveram diferenças entre os sexos quanto a percepção dos resultados para condicionamento físico, emagrecimento, definição muscular e outros. Conclui-se que os principais objetivos para de musculação foram hipertrofia muscular, condicionamento físico e emagrecimento. A maioria relatou melhora parcial com a prática da musculação. Houve maior proporção de homens informando ter como meta hipertrofia muscular, enquanto que houve maior frequência mulheres que tinham como objetivo definição muscular e emagrecimento. A maioria do homens relataram melhora completa em relação à hipertrofia muscular e todos os homens que informaram ter como objetivo o aumento de força muscular reportaram melhora completa nessa capacidade.</p>2024-03-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 RENEFhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/6867PERFIL ANTROPOMÉTRICO, FORÇA E FLEXIBILIDADE DE IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA2023-10-25T19:18:19+00:00Wellington Danilo Soareswdansoa@yahoo.com.brKelly Regina Cruz Santoskelly.santos@soufunorte.com.brLúcio Antônio de Jesuslucio.jesus@soufunorte.com.brSaulo Daniel Mendes da Cunhasaulodanc@gmail.comVinicius Dias Rodriguesvinicius.rodrigues@unimontes.brÁrlen Almeida Duarte de Sousaarlen.sousa@unimontes.br<p>O envelhecimento populacional é uma realidade não somente do Brasil, mas de todo o mundo, e as mudanças que este processo ocasiona na sociedade se faz pensar em uma temática cada vez mais em pauta e na necessidade de programas, ações’ políticas públicas, estudos e projetos direcionados a este público. O objetivo do estudo foi analisar e comparar o perfil antropométrico, força e flexibilidade em idosos praticantes de atividade física. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativo, comparativa e de corte transversal. Foram realizados mensuração de força de preensão manual da mão dominante, através de um dinamômetro, também avaliação dos níveis de flexibilidade, através da técnica de goniometria, e por fim, avaliação do perfil antropométrico, pelo protocolo do Índice de Massa Corporal (IMC). Participaram do estudo 64 idosos, ambos os sexos, selecionados de forma intencional. Os resultados demonstram que houve uma diferença estatisticamente significativa na comparação dos sexos. Na flexibilidade as mulheres obtiveram médias superiores aos homens, já com relação a força de preensão manual, os homens apresentaram médias superiores às mulheres. Não houve diferença entre sexos no que tange ao Índice de Massa Corporal – IMC, sendo que a maioria dos pesquisados foram classificados com sobrepeso e obesidade. Conclui-se que as mulheres avaliadas têm maior flexibilidade e menores níveis de força quando comprados com os homens. Faz-se necessário que ambos os idosos busquem por uma melhor qualidade de vida, priorizando a alimentação e a prática de exercícios físicos.</p>2024-03-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 RENEF