https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/issue/feed Revista Eletrônica Nacional de Educação Física 2021-02-25T19:54:07+00:00 Amario Lessa Junior/Geraldo Magela Durães renef@unimontes.br Open Journal Systems <p>A Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF, ISSN 2526-8007, é uma publicação do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, e tem por objetivo publicar pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento acerca do movimento humano relacionado à Educação Física, Esporte, o bem-estar físico e psíquico e áreas afins. Serão aceitos os seguintes formatos para publicação: Artigo Original, Artigo de Revisão, Estudo de Caso, Artigo Técnico, Artigo de Opinião e resumos. Para publicação de estudos de caso, a metodologia seguida deverá ser rigorosa e expressa no manuscrito.</p> https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/2469 EFEITO DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM AMBIENTE AQUÁTICO SOBRE A SAÚDE MENTAL DE IDOSOS: REVISÃO SISTEMÁTICA 2020-06-12T13:54:18+00:00 Leonardo Geamonond Nunes nunes_leonardo@yahoo.com.br <p>O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o efeito da prática de exercícios físicos em ambiente aquático sobre a saúde mental de idosos, e responder a seguinte pergunta: O exercício físico em ambiente aquático proporciona benefícios sobre a saúde mental de idosos? Foram analisados e lidos na integra artigos publicados entre os anos de 2015 a 2020 nos idiomas português e inglês, nas seguintes bases de dados: <em>SCIELO, LILACS</em> e <em>GOOGLE SCHOLAR</em>. Os estudos relataram que a prática sistemática de exercícios físicos em ambiente aquático proporcionou benefícios na qualidade do sono, aumento da motivação em promoção da saúde e melhorias sobre a saúde cerebral, aprimorando o desempenho cognitivo em idosos. A prática sistematizada de exercícios físicos é reconhecida por profissionais da área da saúde como ação não farmacológica, potencializando o desempenho cognitivo e prevenindo contra transtornos mentais comuns e possíveis demências. Porém cabe aos profissionais de Educação Física atribuir maior atenção aos fatores de risco e desenvolver estratégias que visem proporcionar maior funcionalidade e qualidade de vida para a população idosa respectivamente.</p> <p><strong>Palavras-chaves:</strong> Exercício Físico. Ambiente Aquático. Saúde Mental. Idosos.</p> 2021-02-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Nacional de Educação Física https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/2699 IDOSO E LAZER: CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES RECREATIVAS NO MEIO AQUÁTICO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 2020-09-07T20:48:04+00:00 Ana Maria Didoni anadidoni@hotmail.com Michelle Carolina Piassalonga mikfouri@hotmail.com Evandro Antonio Corrêa prof.evandrocorrea@gmail.com <p>Identificar as contribuições de atividades recreativas no meio aquático para melhoria da qualidade de vida de idosos. A metodologia foi com base na abordagem qualitativa, de ordem exploratória e descritiva e da técnica de revisão bibliográfica. A realização de atividades recreativas se torna relevante na hidroginástica com o intuito de promover aulas mais prazerosas contribuindo para o bem estar dos idosos. Nesse sentido, vivência de atividades recreativas no meio aquático, por meio da hidroginástica, pode contribuir na diminuição das limitações ocasionadas pelo processo do envelhecimento para o idoso. Conclui-se que as atividades recreativas no meio aquático podem auxiliar no desenvolvimento dos idosos, possibilitando uma vida mais sociável e menos depressiva, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.</p> <p><strong> </strong><strong>Palavras-chaves</strong>: Lazer. Idoso. Atividades Recreativas. Meio aquático</p> 2021-02-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Nacional de Educação Física https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3377 A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 2020-12-10T00:15:30+00:00 Douglas Alencar Vieira dougvieiira08@gmail.com Louise Santos da Costa louise_santos@outlook.com Ângelo Solano Negrão angelosolano16@gmail.com Roseane Monteiro-Santos romonteiro@hotmail.com <p>Este estudo objetivou analisar a perspectiva do professor de Educação Física escolar para as aulas durante e após a pandemia da COVID-19. Teve como objetivos específicos: investigar a visão dos professores sobre a mudança da didática das aulas pós-pandemia; e discutir as possibilidades acerca das aulas remotas da Educação Física na Educação Básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, quanti-qualitativa e para a coleta das informações utilizou-se um questionário. Nos resultados, foi traçado um perfil dos 131 participantes; bem como seus anseios sobre a didática abordada nas aulas como atividades práticas, enfoque na saúde, discussão de aspectos políticos, uso de tecnologias; a possiblidade das aulas remotas na Educação Básica se tornarem viável; e os problemas esperados pelos educadores assim que as atividades escolares forem reestabelecidas. Conclui-se que os professores deverão utilizar todas as competências abordadas nas aulas de Educação Física, para que no primeiro momento de retorno a rotina escolar, essas competências sejam vistas como ferramentas importantes no seu plano de aula, buscando enriquecer o conteúdo e preservar a saúde de seus alunos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação Física Escolar. COVID-19. Ensino Remoto.</p> 2021-02-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Nacional de Educação Física https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3019 A ESTRUTURAÇÃO DE UM NEGÓCIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA BUSINESS MODEL CANVAS 2020-07-27T17:45:04+00:00 Cássio Ângelo Rodrigues Dantas cassio.dantas@educacao.mg.gov.br <p>A ferramenta de modelagem de negócios CANVAS é um excelente caminho para jovens empreendedores acadêmicos estruturarem seus negócios de maneira estrategica e sensata. O objetivo deste estudo foi apresentar a estruturação de uma modelagem de negócio disruptivo, na área de Educação Física, pela utilização de conhecimentos de gestão, através da ferramenta BCM - Business Canvas Model, que é um estudo de caso, qualitativo, utilizando-se um instrumento denominado BMC- Business Model Canvas, dos autores Osterwalder e Pigneur (2011), que se caracteriza por uma representação abstrata com 09 (nove) elementos-chave da estratégia de um negócio. Foram feitos estudos de modelagens de negócios da EducaçãoFísica, elaboração de piloto do preenchimento do Canvas durante as aulas de gestão e os resultados apresentados através do próprio Business Model Canvas modelado pelos autores. Como tópicos e seus conteúdos os clientes serão famílias completas, proprietários de cães, de veículos, jovens, empresas, atletas, mulheres vaidosas. Já para relacionamento e canais teremos as redes sociais, internet (site e Blog), SAC, fale conosco. Como proposta de valor o negócio terá como foco a conveniência, praticidade, comodidade, redução de custos e riscos para os clientes, prática de saúde em família, higienização do carro enquanto o pai faz exercícios, a mãe se embeleza e o filho se diverte no play ground, pagando um preço único e justo e fazendo tudo no mesmo lugar. Como atividades chave a serem oferecidas serão oferecidos o serviço de lava jato, musculação, treinamento funcional (adultos e crianças), espaço embeleze, gourmet, estúdio de dança, play ground e dog Fitness para os cães. Os recursos chave utilizados serão subsídios do BNB, BNDES, profissionais diversos (Educação Física, Fisioterapeuta, Nutricionista, serviços gerais, promotor de vendas, brinquedos, duchas, equipamentos fitness, outros). Os parceiros serão os fornecedores diversos de alimentos, produtos de limpeza, materias esportivos, profisisonais liberais, salão e produtos de beleza, design gráfico, outros. O investimento em estrutura de custos se dará através de pagamento de taxas e impostos diversos, financiamento nos bancos de fomento, aluguel de espaço, pro-labore de sócios e salários de colaboradores, além de material de limpeza, equipamentos e reparos. Finalizando o tópico Fluxo de receitas, pretende-se que a entrada de dinheiro seja através de convênios empresariais, diárias, mensalidades e anuidades dos serviços consumidos, hora de play ground, day-use para o cãozinho, higienização veicular, pacote fidelidade e família, serviços de embelezamento geral. Neste sentido, modelo de negócio disruptivo visa quebrar alguns paradigmas tradicionais e apresentar novas perspectivas de negócios. Torna-se-á viável a partir do momento que todas as variáveis sejam tratadas com profissionalismo e muito conhecimento de gestão. A Educação Física necessita alavancar-se como uma área que busque a saúde global do cidadão, holisticamente.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> <em>Business Model Canvas</em>. Empreendedorismo. Negócios. Educação Física</p> 2021-02-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Nacional de Educação Física https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3743 ANTONIO LUNARDI: O PRESIDENTE DA CONSTRUÇÃO DO GIGANTE DO HORTO 2021-01-25T13:35:10+00:00 Georgino Jorge Souza Neto netogeorgino@gmail.com <p>Este trabalho tenciona ilustrar o papel exercido pelo presidente do clube Sete de Setembro, o vereador Antonio Lunardi, no planejamento e execução do projeto de construção do Estádio Independência, que se tornaria à época a mais importante praça esportiva do estado de Minas Gerais. Através de uma revisão periódica, buscamos referências da atuação de Lunardi, elucidando e comprovando o quão fundamental foi a sua participação como principal dirigente do clube setembrino. Fica evidente o jogo político, bem como a relação competente que Lunardi estabeleceu com os principais atores no processo, a saber: prefeitura municipal, CBD e FIFA. Ressaltamos como principal conclusão o fato de o Estádio Independência não ter sido construído <em>para</em> a Copa do Mundo de 1950, embora tenha se tornado moeda de troca para a efetivação do sediamento da capital mineira no mais importante evento esportivo mundial.</p> <p>Palavras-Chave: Estádio; Política; Cidade.</p> 2021-02-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Nacional de Educação Física https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3020 A ENTREVISTA COM O TÉCNICO DE FUTEBOL PROFISSIONAL E PROFESSOR NEY FRANCO 2020-07-27T18:43:42+00:00 Cássio Ângelo Rodrigues Dantas cassio.dantas@educacao.mg.gov.br <p>Esta entrevista teve como objetivo conhecer um pouco da vida academica e profissional do Profissional de Educação Fisica e Técnico profissional, Prof Ney Franco da Silveira Junior. Seu corpo de texto ele relata toda a sua caminhada, desde acadêmico na Universidade federal de Viçosa até os dias atuais como Treinador Serie A Campeonato Brasileiro.</p> 2021-02-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Nacional de Educação Física