https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/issue/feed RENEF 2022-06-22T00:00:00+00:00 Amario Lessa Junior/Geraldo Magela Durães renef@unimontes.br Open Journal Systems <p>A Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF, ISSN 2526-8007, é uma publicação do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, é uma revista de periodicidade <strong>semestral</strong> e tem por objetivo publicar pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento acerca do movimento humano relacionado à Educação Física, Esporte, o bem-estar físico e psíquico e áreas afins. Serão aceitos os seguintes formatos para publicação: Artigo Original, Artigo de Revisão, Estudo de Caso, Artigo Técnico, Artigo de Opinião e resumos. Para publicação de estudos de caso, a metodologia seguida deverá ser rigorosa e expressa no manuscrito.</p> https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/4850 O MAR ME FISGOU: o começo e o recomeço da mergulhadora Mariana 2021-12-30T17:48:15+00:00 Igor Maciel da Silva professorigormaciel@gmail.com Barbara Edir Rodrigues Peres Nunes barbaraediir@icloud.com <p>Apresentamos nesta entrevista a trajetória de Mariana Hagemann Martello no mergulho em águas salgadas. A metodologia adotada foi a História Oral. A entrevista aconteceu em 2 de dezembro de 2021, entre 19 e 20:30 horas, em uma sala virtual do <em>Google Meet. </em>Como considerações apresentamos os seguintes pontos: 1. Narrativas sobre a trajetória de mulheres em práticas corporais e esportes diversificados ainda são pouco comuns nas investigações da Educação Física. 2. Ainda que existam pesquisas sobre mulheres em diferentes práticas corporais e esportivas, é necessário que a categoria mulher seja entendida cada vez mais como plural, não somente pelos aspectos interseccionais, mas também no que diz respeito a viver com ou sem deficiência. 3. Faz-se necessário pensar sobre a acessibilidade no mergulho no que tange ao aspecto monetário – valores dos equipamentos, cursos e prática recreativa. 4. É urgente que a classe de mergulhadores e mergulhadoras conquistem Direitos Trabalhistas ainda não alcançados. 5. A Educação Física precisa dar visibilidade às práticas corporais e esportivas diversificadas em seus Currículos e do mercado de trabalho que as envolve, e do mesmo modo, fomentar as oportunidades profissionais e reconhecimento das mulheres nessas práticas.</p> 2022-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 RENEF https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5123 TRADUÇÃO DO POSICIONAMENTO “MODELOS DE PROGRESSÃO DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA ADULTOS SAUDÁVEIS” DO ANO DE 2002 E ATUALIZAÇÕES DO ANO DE 2009 2022-05-05T20:14:13+00:00 Vinicius Dias Rodrigues vinicius.rodrigues@unimontes.br Alisson Gomes da Silva vinicius.rodrigues@unimontes.br Victor Gabriel Barbosa Xavier vinicius.rodrigues@unimontes.br Thaila Andrea Fernandes Pereira vinicius.rodrigues@unimontes.br Frederico Sander Mansur Machado frederico.machado@unimontes.br Renato Sobral Monteiro-Junior renato.monteiro@unimontes.br <p>No posicionamento sobre os modelos de treinamento de força para adultos saudáveis de 2002 e 2009, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, do inglês, <em>American College of Sports Medicine</em>) apresenta os principais avanços no conhecimento sobre o treinamento de força com pesos (ou treinamento resistido) realizado por adultos saudáveis, bem como indica modelos para estruturação de programas de treinamento resistido progressivo. O objetivo desta tradução fundamenta-se na necessidade de fazer com que essas informações alcancem aqueles profissionais do treinamento físico e esportivo. As diretrizes, tais como bases científicas, propõem modelos para manipular os elementos constituintes do processo de treinamento, formas de progressão, especificidade, variação, e periodização da carga. O documento traz informações necessárias para planejar a progressão dos componentes e das variáveis estruturais da carga de treinamento (frequência, nº. de repetições, seleção de exercícios, velocidade de execução, intervalo de recuperação). Essas diretrizes e recomendações poderão auxiliar o processo de planejamento e individualização de programas de treinamento de força para indivíduos iniciantes, intermediários e avançados. Em adição, compreende-se que o profissional deve avaliar e produzir um programa de treinamento resistido com objetivos de proporcionar saúde, condicionamento e otimizar o desenvolvimento da força muscular, enquanto evita lesões decorrentes ou agravadas pelo processo de treinamento.</p> <p><strong> </strong></p> 2022-06-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 RENEF https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/4943 OS ESTUDOS OLÍMPICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: análise curricular das Universidades Federais presentes nas capitais do Brasil 2022-03-25T19:06:28+00:00 Igor Maciel da Silva professorigormaciel@gmail.com Jáder Íthalo Guerra Silva professorigormaciel@gmail.com <p>O estudo mapeou a presença do conteúdo Estudos Olímpicos nos Currículos dos cursos presenciais de Educação Física das Universidades Federais (UF), presentes nas capitais do Brasil, modalidades bacharelado e licenciatura. Para isso, os Currículos das UF foram eleitos fontes. As plataformas consultadas foram o banco de dados <em>e-ME </em>e os sites das UF. Os Currículos foram separados em 3 grupos: 1) Currículo sem nenhuma referência olímpica; 2) Currículo com referência vaga sobre as Olimpíadas; 3) Currículo que tem Estudos Olímpicos dentro de outra disciplina. Ao final observou-se que, nenhuma UF da amostra abriga a disciplina de Estudos Olímpicos. Contudo, destaca-se que a Universidade Federal de Rondônia, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul se propuseram aos Estudos Olímpicos como tópico de outros conteúdos.</p> 2022-03-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 RENEF https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/4996 FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE CORRIDA DE RUA 2022-03-07T22:38:36+00:00 Maria Geovania Cardoso Batista mgeovaniabatista@gmail.com Maria Gabriela Antunes dos Santos gabi.moc.mg@hotmail.com Marcelo de Paula Nagem marcelo.nagem@unimontes.br José Roberto Lopes de Sales betocanaa@yahoo.com.br Rosângela Ramos Veloso Silva rosaveloso9@gmail.com Giovanna Mendes Amaral giovannamamaral@gmail.com Hellen Veloso Rocha Marinho hellenvrmarinho@gmail.com <p>O presente estudo objetivou verificar os fatores motivacionais para a prática da corrida de rua. Trata-se de um estudo transversal, descritivo. A amostra foi composta por 90 praticantes de corrida de rua com idade média de 41,12 ± 12,12 anos, sendo 28 do sexo masculino e 62 do sexo feminino. Os voluntários responderam a um formulário estruturado que continham questões relacionadas aos objetivos do estudo. Análise descritiva foi utilizada para caracterizar a amostra. As variáveis categóricas foram apresentadas na forma de frequência absoluta e frequência relativa. Foi evidenciado que do total de 161 respostas, 36.35% corresponderam à outros objetivos, onde a maioria destacou a promoção de saúde, 30,43% à condicionamento físico e 20,50% emagrecimento. Outros objetivos reportados incluiram competição (4,97%), aumento da força muscular (3,11%), hipertrofia muscular (2,48%) e definição muscular (1,86%). Considerando a totalidade das respostas, 132 (81,99%) refere-se à percepção de melhora completa por parte dos voluntários, de acordo com as suas respectivas motivações. Os principais fatores motivacionais para a prática da corrida de rua relatados pelos praticantes de corrida de rua foram promoção de saúde, condicionamento físico e emagrecimento.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Corrida. Motivação. Atividade motora.</p> <p class="CorpoA"> </p> 2022-05-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 RENEF https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5028 EFEITO DO EXERCÍCIO RESISTIDO NA FORÇA MUSCULAR DE CAMUNDONGOS C57BL/6 COM CAQUEXIA ASSOCIADA AO MELANOMA CUTÂNEO EXPERIMENTAL SINGÊNICO 2022-03-28T12:24:21+00:00 Thaila Andrea Fernandes Pereira thailaandrea14@gmail.com Victor Gabriel Barbosa Xavier victor.gabriel.vg538@gmail.com João Vitor Nunes Lopes joaollopes@outlook.com.br Mariana Rocha Alves marianarochaalves13@gmail.com Vinicius Dias Rodrigues viniciuslabex@gmail.com <p><strong>RESUMO: Objetivo: </strong>o objetivo deste estudo é avaliar o efeito de diferentes formatos de treino resistido na força muscular em camundongo C57BL/6 caquexia associado ao melanoma cutâneo. <strong>Material e métodos: </strong>Os camundongos foram divididos em 2 grupos: I. grupo treino q (n=8) e II. grupo treino 2 (n=8). A primeira avaliação da força muscular transcorreu 7 dias antes da inoculação, já a segunda 15 dias após a inoculação. O treino 2 ocorreu após todos os animais estarem com quadro de caquexia, todos animais foram diagnosticados com caquexia no décimo dia após inoculação. <strong>Resultados: </strong>Os resultados obtidos expostos na tabela 01, são da primeira e segunda avaliação da força absoluta e força relativa, cada uma possuindo as avaliações antes da inoculação e após o diagnóstico da caquexia. Esse procedimento sendo efetuado com os membros dianteiros dos camundongos C57BL/6, contendo um n=8 tanto no grupo do treino 1 anterior a inoculação como no grupo de treino 2 após o diagnóstico da caquexia. Realizando a análise inferencial, com base no valor de delta, na variável da força absoluta, mediante ao valor do delta de 0,751 esse excedendo o nível de confiança do p &gt; 0.05 a diferença constando assim desfavorável. O mesmo acontece com a variável da força relativa alcançando um p = 0,702. <strong>Conclusão: </strong>As propostas de treino não provocaram melhora na força muscular nos camundongo C57BL/6 com caquexia associado ao melanoma cutâneo. Os resultados desse estudo, evidência a necessidade de maiores pesquisas averiguando a questão do propostas de exercício resistido na melhora da força tanto absoluta como relativa em questões do câncer relacionado a caquexia.</p> 2022-06-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 RENEF https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/4973 EDITORIAL 2022-02-23T16:00:02+00:00 Amário Lessa Júnior lessauni@gmail.com Geraldo Magela Durães geraldo.duraes@unimontes.br <p><strong>EDITORIAL</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>“Viva a vida”</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p>A edição deste número da <em>RENEF</em> está sendo elaborada em meio a intensas transformações causadas pela presença da Covid-19 em todas as regiões do mundo. Desta forma ainda não é possível prever quais caminhos seguir. Como em muitas revistas acadêmicas digitais e livres, nossos artigos dão organizados em duas edições anuais. No fim de 2021 e início de 2022 recebemos uma quantidade expressiva de artigos, o que nos deixa muito felizes e confiantes que nosso trabalho caminha com clareza e retidão. Nesse sentido, não houve um impacto de uma possível diminuição de submissões devido à pandemia. Mas nossa expectativa é que a produção científica continue crescendo, criativamente, nos próximos anos. Não conseguimos prever as mudanças que poderão vir a ocorrer na pesquisa, mas o debate, neste momento que passamos, já aponta para profundas revisões em diversas áreas, por exemplo, relacionadas a atividade física, ao esporte e o uso de tecnologias e biotecnologias. Podemos dizer, tivemos "uma pausa", assim século XXI parece que vai iniciar. A globalização será revista? Nosso vaivém pelo planeta diminuirá? A educação nas áreas da saúde serão revisitadas? Estamos sufocados, temos muitas indagações e incertezas sobre o futuro, mas, nos momentos de crise, a pesquisa científica tende se a fortalecer, o que pode aliviar a angústia para todos nós, professores e pesquisadores. O mundo pós-pandemia será reformulado e temos várias iniciativas nessa direção, como publicações sobre este novo cenário e a associação de centros de pesquisas nacionais e internacionais. De um lado, as pessoas passam por um período muito doloroso, de outro, abrem-se possibilidades criativas para a pesquisa sobre a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, o que é realmente importante neste momento de recomeço</p> <p>Boa leitura, e continuem se cuidando!</p> <p> </p> <p>Amário Lessa Júnior</p> <p>Geraldo Magela Durães</p> <p>Editores</p> <p> </p> 2022-03-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 RENEF