As práticas pedagógicas do Ensino Médio: centralidade e margens discursivas

Autores

  • Eliane Ribeiro Lopes Faculdades Pitágoras
  • Luiz Antônio Ribeiro Faculdades Pitágoras
  • Michelle Karina de Oliveira Faculdades Pitágoras

Resumo

Neste artigo, propomos investigar como são trabalhados, nas aulas de língua portuguesa e literatura brasileira do ensino médio, os aspectos linguísticos e histórico-sociais. Para isso, vamos nos valer dos conceitos de centralidade e margem discursivas, tomados emprestados da Análise do Discurso. Procuraremos relacionar tais pressupostos teóricos com outros desenvolvidos pela Pedagogia da Compreensão, que dizem respeito ao desenvolvimento, na ação didática, de uma cultura e linguagem do pensar. Tais conceitos são imprescindíveis quando se pretende buscar respostas para o que se entende como ensinar para a com preensão e sobre o que fazer para transformar as aulas de língua e literatura em um momento privilegiado de construção do conhecimento.

Palavras-chave: Ensino de L´íngua Portuguesa. Análise do discurso. Pedagogia da compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA, Mauro Mendes Campos & PENA, Ronaldo Tadeu. Edital dos Programas do Concurso Vestibular 2010. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: www.ufmg.br/copeve Acesso em: 06 de dezembro de 2009.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Tradução Fabiana Komesu (Coord.). São Paulo: Contexto, 2004.

COURTINE, Jean-Jacques. Metamorfoses do discurso político: as derivas da fala pública. Tradução Nilton Milanez e Carlos Piovezani Filho. São Carlos: Claraluz, 2006. p.37-57.

GULLAR, Ferreira. Não-coisa. Cadernos de Literatura Brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Salles, nº 6, set. 1998.

MONEREO, Carlos. Ensinar a aprender e a pensar no ensino médio: as estratégias de aprendizagem. In: COLL, César et. al. Psicologia da aprendizagem no ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.67-101.

NUNAN, David. Second language teaching & learning. Boston, Mass: Newbury House Teacher Development, 1999, p.38-65.

OLIVEIRA, Michelle Karina de; SOARES, Edna Aparecida Lisboa. Discurso o rio caudaloso da vida e suas margens. 2009 (inédito)

POZO, Juan Ignácio. Aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de capacidades no ensino médio. In:

COLL, César et. al. Psicologia da aprendizagem no ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.43-65.

SOARES, Edna Aparecida Lisboa. A construção/interpretação do referente “espetáculo político” no discurso político-presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. 2008. 275 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Belo Horizonte: PUC Minas.

SOUZA, Vilma de; COUTO, Ângela Maria da Silva. Língua portuguesa e literatura brasileira: 2ª série ensino médio. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2010

Edição

Seção

Artigos