O livro didático no contexto da formação do licenciado em Biologia: análise de projeto pedagógico de cursos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v18n20art05

Palavras-chave:

Ensino de Ciência, Instrumentação para o ensino, didática

Resumo

Resumo: Esta pesquisa analisou o projeto pedagógico de cursos (PPC) de licenciatura em Biologia de instituições públicas do Nordeste para levantar a inserção do livro didático no processo de formação de professores. Assim, 36 cursos de 29 instituições de todos os estados nordestinos tiveram seu PPC analisado. O livro didático (LD) tem maior presença em 27 cursos, sendo indicado em disciplinas e nas competências do egresso. O LD só não foi identificado no PPC da UFRN, URCA e UEMA. O curso da UEFS é o único a ter uma disciplina específica sobre LD, mas no PPC do IFPI, o LD tem tratamento de destaque. Nos cursos analisados, o LD sempre aparece com seu papel facilitador da aprendizagem com textos e atividades de Ciências e Biologia, sem um caráter de cunho social na formação do cidadão.

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Publicado

29.09.2023