REFLEXÕES EM TORNO DO PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE MINAS GERAIS E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS DE ACESSO A MERCADOS
Mots-clés :
Agricultura familiar, oorganizações econômicas, Mercados institucionaisRésumé
Este artigo traz uma análise em torno do perfil dos empreendimentos coletivos da agricultura familiar do estado de Minas Gerais, observando num primeiro momento a caracterização desses empreendimentos e na sequência o acesso dos mesmos às políticas de desenvolvimento rural, especialmente, a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar, legitimado pela Lei 11.947/2009. O estudo tem como referência empírica informações levantadas no universo de 80 empreendimentos contemplados por dois projetos de Assistência técnica e extensão rural (ATER) do então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA): ATER Nutre Minas e ATER Mais Gestão, executados no âmbito do estado de Minas Gerais entre os anos de 2011 e 2016. Os Projetos tiveram como objetivo promover a articulação entre empreendimentos da agricultura familiar e gestores públicos responsáveis pela execução do PNAE além de atuar na assessoria de demandas no âmbito da gestão e da produção nos empreendimentos. O estudo permitiu ainda analisar as oportunidades e os desafios vivenciados por esses empreendimentos no atendimento ao mercado institucional do PNAE em grandes centros urbanos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Fábio Dias dos Santos, Anildes Lopes Evangelista 2020

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.







.png)
.png)




.png)








